quarta-feira, 30 de novembro de 2011

UM “CLIC” PARA O FUTURO




ARTIGO PUBLICADO POR KARLA O. ARMANI, EM 14 DE OUTUBRO DE 2011, PELO JORNAL "O DIÁRIO DE BARRETOS" 

            Leitor amigo, já parou para pensar o quanto as fotografias estão presentes no nosso dia a dia? Se existe algo que é registrado com a intenção de ser visto no futuro é a fotografia, pois o momento do “clic” é intencionalmente realizado na tentativa de eternizar determinados momentos que são considerados importantes. Desde o século XIX, em vários lugares do mundo, as fotografias registram cenas de famílias, das escolas, de instituições públicas, da imprensa, dos círculos turísticos e de diversas esferas da vida privada.
            Por conta desta intenção de se registrar momentos para a posteridade, a fotografia é uma importante fonte de pesquisa ao historiador. Em específico, aos historiadores da metade do século XX em diante, porque foi a partir deste período que certas correntes historiográficas começaram a utilizar a fotografia como fonte. Para examinar a fotografia, todos os itens que perpassam a sua trajetória são essenciais para um estudo minucioso. Assim, a produção da cena, os personagens, gestos, atitudes, efeitos especiais, cores, expressões, o ângulo, a circulação e o destino podem denotar a intencionalidade do fotógrafo.
            Ao analisar as imagens fotográficas, o historiador tem a necessidade de compreender a mensagem que elas querem transmitir e captar seus significados mais implícitos, uma vez que elas podem estar imbuídas de ideologias e simbologias.  Desta maneira, as fotografias podem ser vistas como “documento” ou como “monumento”. Analisada como “documento”, a imagem revela aspectos da vida material de um determinado tempo do passado que uma descrição verbal não daria conta, como por exemplo: a arquitetura, a indumentária, formas de trabalho, locais de produção, infra-estrutura urbana e etc. Afinal, nem sempre as palavras são a melhor forma de se definir uma cena, na maioria das vezes a imagem fala por si só. Já como “monumento”, a imagem reflete um passado que determinada sociedade queria demonstrar de si mesma para o futuro.
            Como exemplos de imagens “monumentos”, existem os cartões postais de várias cidades brasileiras em fins do século XIX e início do século XX. No passado, os cartões postais eram tão importantes que eram utilizados como meios de comunicação (cartas) e até mesmo como presente para um parente que residia em lugares distantes. Estes cartões revelavam paisagens das cidades em processo de modernização, isto é, com palacetes públicos, casarões dos coronéis e barões do café, escolas e hospitais construídos aos moldes da arquitetura francesa. Em Barretos, o acervo iconográfico do Museu “Ruy Menezes” guarda cartões-postais de 1917, que exibem o centro da cidade de Barretos como um lugarejo em processo de urbanização, dotado de estabelecimentos comerciais, sociais, educacionais e culturais. Tudo para demonstrar a ideologia republicana e capitalista da época.
            Enfim, as fotografias podem revelar muito sobre os nossos modos de vida, hábitos, ideologias e valores culturais. Mesmo com padrões de modelos fotográficos ou não, as fotografias servem para mostrarem à população futura da forma mais natural possível como era o passado. O “clic” da máquina fotográfica, o ponto de vista do fotógrafo e a revelação da imagem possibilitam um elo entre o presente e o futuro, na intenção de eternizar tempos que não voltam mais. 

Nenhum comentário: