quarta-feira, 30 de novembro de 2011

PROCLAMAS À REPÚBLICA

ARTIGO PUBLICADO POR KARLA O. ARMANI, EM 11 DE NOVEMBRO DE 2011, PELO JORNAL "O DIÁRIO DE BARRETOS" 


O Marechal Deodoro da Fonseca proclamou hontem a República!!!”. Qual seria a sua reação se, de repente, fosse parar em suas mãos um jornal antigo com esta manchete? Este fato aconteceu comigo há três ou quatro anos atrás, quando eu trabalhava no Museu Ruy Menezes, e desde então este assunto tem tomado conta das minhas pesquisas nos últimos tempos. Certa vez, uma senhora adentrou ao museu e me entregou um jornal todo dobrado e bem amarelado dizendo que ela havia encontrado numa lixeira na rua e que por ser antigo ela queria doar ao museu. Fiquei feliz com a atitude dela, e fiquei mais feliz ainda quando abri e li a espetacular manchete que o jornal continha. Agradeci imensamente aquela senhora por ter salvado um documento histórico de tamanha importância, que quase foi jogado no lixo, finalizei argumentando que ela tinha acabado de salvar a história da república brasileira!
O jornal chama-se “Dom Casmurro”, publicado no Rio de Janeiro, o redator chefe era Jorge Amado e o jornalista da matéria de capa era Luis Edmundo. A edição era de 16 de novembro de 1889 e continha detalhadamente os acontecimentos da passagem do Brasil monárquico para a República. O interessante são as imagens caracterizadas no jornal, como por exemplo, o Marechal Deodoro da Fonseca passeando em um cavalo em meio à multidão de pessoas. A história contada no jornal foi revisada por historiadores brasileiros e hoje se admite que o processo de transição para a república brasileira não teve a participação do povo, que, na realidade assistiu a tudo isso “bestializado”, como já dizia Aristides Lobo naquela época.
É certo que a República brasileira, quando proclamada, não foi idealizada da maneira como os republicanos históricos imaginavam que seria. A propaganda republicana no Brasil vinha acontecendo desde 1870 quando foi lançado o Manifesto Republicano. Neste documento constavam as assinaturas de vários políticos brasileiros, que viam na República a melhor saída para os seus interesses e para o “verdadeiro” bem geral da nação. Acontece que em 15 de novembro de 1889 a República brasileira foi proclamada pelo militar Marechal Deodoro da Fonseca, que era amigo do imperador e estava longe de ser um republicano histórico. Mas, os acontecimentos naquela madrugada se passaram tão rapidamente que foi possível ficar para a história a fase mais famosa deste momento: “o Brasil dormiu império e acordou República”.
            Está próximo o feriado de 15 de novembro. Muitos estão felizes por ser feriado e poucos sabem o que significou esta data para a história do Brasil. O feriado de 15 de novembro serve para comemorarmos, isto é, memorarmos juntos, a proclamação da República no país. Proclamada em 1889, a república brasileira pôs fim a um sistema monárquico e instaurou um novo regime político que desde então orienta a política nacional. O fato do Brasil hoje ter em sua história a experiência republicana é resultado deste período turbulento, que deixou marcas e fontes a serem estudadas.                    

Nenhum comentário: