domingo, 9 de dezembro de 2012

100 ANOS DO GRUPO ESCOLAR



ARTIGO PUBLICADO PELA PROFª ESP. KARLA O. ARMANI, EM 30 DE SETEMBRO DE 2012 NO JORNAL "O DIÁRIO DE BARRETOS"   

           Neste 30 de setembro, mais um centenário a cidade de Barretos tem a comemorar. Os cem anos da Escola Estadual “Dr. Antonio Olympio”, antigo “1º Grupo Escolar de Barretos”, rememora a passagem da escola mais antiga da cidade que ainda está em atividade. De 1912 a 2012, certamente, muitos barretenses têm histórias a contar sobre a escola em sua longa trajetória que perpassou o século XX. Desde o tempo em que o Grupo Escolar possuia aquele belo prédio e até os dias de hoje, os barretenses guardam em sua memória experiências vividas ali, naquele histórico universo escolar.
            O “Grupo Escolar de Barretos” foi inaugurado em 30 de setembro de 1912, com o prédio exatamente no mesmo quarteirão onde ainda se situa. Aquele patrimônio foi doado pela Igreja para se construir o prédio do Grupo Escolar, um edifício de arquitetura neoclássica, que saltava os olhos de quem subia à rua 16. O prédio do Grupo Escolar foi construído pelo artista Pagani Fioravanti, que, ao longo de sua jornada por Barretos no início do século XX, foi o responsável pela edificação de nobres prédios da cidade. Sua arquitetura, de traços ornamentais e arcos nas belas janelas, era a prova da “modernidade republicana” que a instrução pública queria levar àquele recente lugararejo, que desde os anos 1900 fazia campanhas para o governo estadual inaugurar uma escola pública na cidade.
O belo prédio possuía uma arquitetura de forma achatada e baixa que, por isso, lhe rendeu o apelido de “Carrapatão”. Ali, a escola cresceu em número de alunos e classes, e até mesmo mudou de nome, em 1950, para Grupo Escolar “Dr. Antonio Olympio”. Mas, na década de 70, em nome de uma mentalidade “progressista” e “moderna” da época, o prédio do Grupo Escolar foi demolido. Sendo em 1974, inaugurado o novo prédio, com uma distinta proposta arquitetônica, que ainda hoje existe. Com a demolição, que recebeu críticas de uns e aprovações de outros, Barretos perdia um de seus primeiros patrimônios históricos.
Em 1912, quando foi inaugurado o 1º Grupo Escolar, este contava com sete a dez salas instaladas, sob a direção do sr. Sebastião Dias e depois do sr. Oscar de Mello Britto. Ao longo dos séculos XX e XXI, muitos professores e diretores passaram pela escola, além dos alunos que até hoje se orgulham em dizer: “Eu estudei no Grupo Escolar quando ele ainda possuia aquele belíssimo prédio”. Atualmente, a escola é dirigida pela sra. Amália Maria dos Santos Folgosi e possui 16 salas totais do Ensino Fundamental e Médio, além das salas do CEL (Centro de Estudos de Línguas) que também funciona na escola.
É uma felicidade para qualquer barretense dizer que sua cidade tem uma escola centenária e histórica! E que, mesmo não possuindo seu prédio antigo (o que é uma pena), ainda continua em atividade no mesmo local e formando alunos cidadãos através da rede pública. Á todos aqueles que passaram pela escola e ainda fazem parte da mesma, as nossas congratulações pelo centenário. Cem longos anos que Barretos tem a comemorar!

Nenhum comentário: