domingo, 9 de dezembro de 2012

AO DIA DO PROFESSOR



ARTIGO PUBLICADO PELA PROFª ESP. KARLA O. ARMANI, EM 14 DE OUTUBRO DE 2012 NO JORNAL "O DIÁRIO DE BARRETOS"



            15 de outubro, o dia do professor. Uma profissão que no passado ocupava mais nobre titulação e respeito por parte da sociedade. Sabe-se que as condições da profissão do “professor” atualmente são mais delicadas, principalmente no que diz respeito à jornada de trabalho, salários, titulações e tarefas complementares. Mas, o objetivo deste artigo não é falar destes problemas (que são demasiados graves), e sim homenagear uma das mais antigas e importantes profissões do mundo: a do educador.
            Nos últimos tempos, as redes sociais cada vez mais circulam imagens e textos fazendo menção à profissão do professor como algo negativo e decadente, por conta dos problemas da educação no Brasil. Estas críticas, na visão do senso comum, em vez de levar à reflexão sobre a situação do professor, acabam por somente desvalorizá-lo. Porém, muitos se esquecem que sem o professor não há a formação de nenhum profissional, pois desde o ensino fundamental ao superior, é necessário a atuação deste. E essa necessidade não é algo que vale somente para o fim profissional, mas principalmente à formação do cidadão.
            Todo indivíduo formado em alguma “licenciatura” promete, no dia da formatura, “formar cidadãos”, independente da área de atuação. E este é o principal papel do professor, é com ele que o aluno aprende seus direitos e deveres, a transformar a sociedade de acordo com suas pequenas ações, a viver em comunidade, a conhecer seu espaço, a preservar os bens públicos, a se reconhecer como pertencente a uma certa identidade coletiva, dentre outras coisas. Além, é claro, de ser o professor também o responsável pela aprendizagem nas diversas áreas do conhecimento: ciências humanas, exatas e biológicas. Sendo importante lembrar que, a cidadania passada pelo professor não é sinônimo de educação moral, esta é responsabilidade da família.
            Desta forma, a presença do professor em sala de aula é de suma importância para a aprendizagem do aluno afim de que sempre haja uma “troca” entre os dois, de experiência por parte do professor e de curiosidade por parte do aluno. Assim, a curiosidade e a vontade de aprender do aluno é o que move a atividade do professor, que, através de sua experiência, consegue construir o conhecimento. Às vezes, algumas críticas sobre o futuro acreditam que um dia a profissão do professor irá acabar, em decorrência da desvalorização de sua figura perante à sociedade. Mas, se isso acontecesse, como seriam formados os cidadãos? Como aconteceria a transmissão e a troca de conhecimentos para com o aluno? Quem iria intermediar esta relação?
            O “humanismo” talvez seja a característica mais presente na profissão do professor, afinal não há maneira de ensinar e aprender sem o contato com o aluno, a amizade, o companheirismo, o respeito e a cordialidade. Ensinar, aprender, trocar, formar e construir, são as ações que o professor mais realiza dentro da sua profissão. Tudo isso, regado de muito humanismo, ousadia, coragem e determinação, que, incansavelmente, o professor desperta em si mesmo a cada dia, desde as 6 horas da manhã. Feliz dia dos professores a todos aqueles, que como eu, se orgulham de ter a profissão que forma as demais! Congratulações àqueles que acreditam na educação!

Nenhum comentário: