domingo, 9 de dezembro de 2012

“BRASIL NAÇÃO”: HISTÓRIA E IDENTIDADE


ARTIGO PUBLICADO PELA PROFª ESP. KARLA O. ARMANI, EM 28 DE OUTUBRO DE 2012 NO JORNAL "O DIÁRIO DE BARRETOS"

            A História é uma ciência discutida desde os tempos da Grécia Antiga, afinal o “pai” da história foi o grego Heródoto (século V a.C). Durante os períodos da Antiguidade, do Medievo, da Era Moderna e da Contemporaneidade, a História se manifestou nas sociedades como uma ciência que não estuda só o passado, mas utiliza-o como um elemento comum ao povo de um mesmo território, aliás de uma “nação”. A História era a base para a construção da ideia de “nação”.
            Com o Brasil, não foi diferente.
            Nos tempos coloniais, o Brasil era preso ao Sistema Colonial e se comportava como uma imitação estendida da metrópole portuguesa. A partir da Independência (1822), para assegurar a unidade nacional, o governo buscava construir a imagem do Brasil como uma “nação independente”. Para isso, passou a utilizar-se daquilo que criaria um carater “identitário” ao povo: a sua história; algo que ainda não tinha sido construído naquela recente “ex” colônia.
            Essa busca pela “História do Brasil” se tornou mais vigente durante a década de 1830, no Período Regencial. Nesta época, o Brasil era governado por regentes (trinos e unos), porque o imperador Pedro I havia abdicado seu trono em 1831 e o príncipe regente tinha somente cinco anos de idade. A situação estava “tensa” para o governo, uma vez que o Brasil era a única “nação” regida pelo sistema monárquico na América naqueles anos oitocentos. Ainda mais, nesta mesma década, pelo menos cinco revoltas sociais estouraram nas províncias do Grão Pará, Bahia, Maranhão e Rio Grande do Sul. A Cabanagem, Sabinada, Revolta dos Malês, Balaiada e Farroupilha demonstraram a insatisfação popular diante o governo regencial e ameaçavam a unidade da nação.
            A “História do Brasil”, mais do que nunca, começou a ser criada com a fundação do IHGB (Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro) em 1838. O estudioso europeu Karl Von Martius foi o responsável pela primeira escrita da história do Brasil. Sua pesquisa ficou muito conhecida, afinal ele procurou demonstrar a miscigenação e a contribuição de cada uma das raças do povo brasileiro, tais como os portugueses e os africanos. Mas, foi no “indígena” que Von Martius destacou a particularidade dos brasileiros, como descendentes destes nativos. A partir de então, iniciou-se uma valorização e romantização perante a figura do “índio” que era vista em pinturas (como as de Vitor Meirelles), na literatura (José de Alencar) e até na música (“O Guarany” de Carlos Gomes).
            E foi assim que nasceu a “História do Brasil”, intencionalmente, para dar uma cara de “nação” a uma terra que havia sido colônia por mais de trezentos anos, mas que agora queria ter a sua própria história. Uma história geral do Brasil.

Nenhum comentário: