domingo, 9 de dezembro de 2012

CONSCIÊNCIA NEGRA: REFLEXÕES


ARTIGO PUBLICADO PELA PROFª ESP. KARLA O. ARMANI, EM 18 DE NOVEMBRO DE 2012 NO JORNAL "O DIÁRIO DE BARRETOS"


            Na semana da “Consciência Negra” é comum refletirmos sobre o passado da comunidade negra e, principalmente, sobre suas conquistas na sociedade. Assim, falar a respeito da inserção dos negros no atual mercado de trabalho, bem como seu acesso à saúde, educação e moradia são assuntos discutidos neste período. Mas, e na escola? Como trabalhar a semana da Consciência Negra? O que a sala de aula pode trazer de reflexão aos alunos a respeito disso?
            As aulas de História, assim como as outras áreas das ciências humanas, têm muito a oferecer sobre este assunto; afinal não há nada melhor que estudar o passado, a cultura e a memória para se refletir sobre as problemáticas atuais. Deste modo, discutir a respeito não só da escravidão, das fugas e das punições são questões importantes sobre a consciência negra; mas, principalmente, pensar sobre as africanidades, as heranças culturais e as contribuições dos negros.
            Além do mais, tratar destas questões é algo definido por lei federal no Brasil (lei 10.693/03), onde o ensino de História insere em seu currículo a “história e cultura afro-brasileira e africana” como parte integrante da disciplina de História. Neste sentido, o professor de História deve trabalhar com os alunos a trajetória da cultura africana e sua relação com a afro-brasileira. Na prática, estes conceitos podem ser desenvolvidos com os alunos dos 6º, 7º, 8º e 9º anos, haja vista que são nestes períodos que são trabalhados respectivamente os conteúdos referentes à África na Antiguidade, Islamismo, Grandes Navegações, Colonialismo, Tráfico, Escravidão no Brasil, Resistência e Quilombos, Revoltas, Leis Abolicionistas, Abolição, heranças culturais, Imperialismo, Descolonização e Movimentos de Libertação Nacional.
Em todos os ciclos escolares, mesmo com o “tempo apertado”, é possível que o professor de História sempre trabalhe os conteúdos da história africana e afro-brasileira, para que o aluno construa em sua mentalidade a importância da contribuição africana na história do nosso país e a presença do elemento africano em nossa cultura. Sendo assim, fica visível, e até “natural”, pensar que não há Brasil sem África, visto que foi do continente africano que saiu grande parte daquilo que chamamos de cultura brasileira.
É por essas e outras, que o 1º artigo da lei 10.639/03 declara a importância do estudo da História da África e dos Africanos, a luta dos negros no Brasil, a cultura negra brasileira e o negro na formação da sociedade nacional, resgatando a contribuição do povo negro nas áreas social, econômica e política pertinentes à História do Brasil”. Logo, através do estudo da cultura africana e afro-brasileira, que a História pode contribuir como reflexão na semana da “Consciência Negra”.

Nenhum comentário: