segunda-feira, 30 de abril de 2012

ANOS 20: A TRANSFORMAÇÃO DOS TEMPOS

ARTIGO PUBLICADO PELA PROFª KARLA O. ARMANI NO JORNAL "O DIÁRIO DE BARRETOS" EM 11 DE FEVEREIRO DE 2012



            O início do século XX no Brasil foi de fato uma época de transformações, na economia ou nos hábitos do cotidiano, a vida dos brasileiros ganhava rumos diferentes daqueles adotados até então. A República proclamada no final do século XIX alcançava cada canto do Brasil em diferentes momentos, seus efeitos eram sentidos pela população principalmente em relação à modernidade. Com todas as inovações tecnológicas, científicas e modernas, adotava-se no Brasil uma visão progressista do futuro que tinha origem nos ares europeus. Assim, o país passava pelo período da “Belle Époque”, isto é, o momento de modernidade urbana, política, econômica e cultural das cidades brasileiras. Cada uma no seu tempo.
            A década de 20 foi o apogeu desta “bela época” e é denominada por muitos estudiosos como os “loucos anos 20”, pois foi o período que mais desafiava os padrões “éticos” e “morais” daquela sociedade estamental e tradicional que se mantinha no Brasil desde o período colonial. A literatura sofreu um choque com o Modernismo, pois as poesias que antes eram compostas por uma métrica formalizada, se transformaram em versos criativos e libertos de qualquer padronização. A arte e a música também passavam por mudanças nas suas composições, onde telas pintadas com cores mais vivas e desenhos abstratos adentravam a sociedade em ebulição.
            E quanto à sociedade, o que mudou? As mulheres! Sim, as mulheres encurtavam as saias, cortavam seus cabelos, tiravam os espartilhos, deixavam as luvas de lado para exibir seus esmaltes e se embelezavam com a maquiagem. Outra inovação na vida das mulheres foi a prática de exercícios físicos que passava a ser constante no cotidiano feminino, como jogar tênis, nadar e pedalar. As mulheres que antes eram exclusivamente dedicadas ao lar, abriam-se ao esporte e à moda.
            Deste modo, tais mudanças podiam ser vistas também nas composições musicais de cantoras que anunciavam o novo comportamento do universo feminino. Como exemplo, existe a canção “Dona Balbina” que na voz da inesquecível Carmem Miranda dizia assim: “Oh! Dona Balbina, isso assim não pode ser / o trabalho me amofina, não nasci para sofrer! / Vou me atirar na gandaia, pois só assim vivo bem / A vida é fogo de palha, meu ‘negô’ / E eu preciso é ‘gostá’ de alguém não é?”. Mas, como toda ação tem uma reação, outras músicas como “Tua saia é curta” e “Futurista” de Francisco Alves criticavam as mudanças femininas.
            Como se vê, os anos 20 muito têm a revelar sobre as inovações da “Belle Époque” em todas as esferas sociais. Digamos que este foi o tempo que se iniciaram as principais mudanças que o país vem sofrendo até os dias de hoje. É claro que, tudo o que foi dito nestas poucas linhas aconteceu principalmente nos centros urbanos do país, afinal estas transformações chegavam as mais distantes cidades brasileiras cada qual a seu tempo, se adequando a sua história. Muito interessante os loucos anos 20!

REFERÊNCIA: Artigo de Mary Del Priore, Revista Aventuras na História – jan/2012.

Nenhum comentário: