segunda-feira, 30 de abril de 2012

SÃO PAULO DE MUITAS FACES



ARTIGO PUBLICADO PELA PROFª KARLA O. ARMANI NO JORNAL "O DIÁRIO DE BARRETOS" EM 28 DE JANEIRO DE 2012


Não mudou, não se apagou a tua sedução / A garoa cai à toa, pra guardar a tradição
São Paulo, num só minuto, é o Brás, Tietê, Viadutos / Barraca de flores e a multidão
Os pardais em madrigais, o sol rasgando a cerração / E a noite, com seus pintores, apagando e acenando em cores / Teu nome no meu coração. (Bezerrinha).
            O verso acima é parte da música “Perfil de São Paulo” composta pelo conhecido músico de Barretos, o Bezerrinha. Em 1954, esta composição foi eleita a música Hino de São Paulo na ocasião do 4º Centenário da capital paulista e Bezerrinha foi considerado o melhor compositor e sua música a melhor do ano. É com estes versos premiados que comemoramos os atuais 458 anos de fundação de São Paulo, aniversariante no último dia 25.
            Ao observar o acelerado cotidiano que vive os paulistanos, pode se passar despercebida a história que há quatro séculos e meio vêm sendo construída naquele espaço. Muitos são os problemas que a megalópole enfrenta em seu dia-a-dia, dificuldades que se concentram no trânsito estressante, na violência urbana, nas habitações escassas e nas poluições ambientais, visuais e sonoras. Por outro lado, a maior cidade brasileira é também o mais dinâmico centro econômico do país, local de maior fluxo de capitais e de trabalhadores em atividade.
            O fato é que este cenário urbano de aspectos positivos e negativos é resultado de uma história, uma memória que resiste nas ruas, nos casarões, nos museus, nas universidades e demais localidades que ali resguardam os ares do passado. São Paulo foi uma cidade fundada por jesuítas, com destaque aos padres José de Anchieta e Manoel da Nóbrega, que viram no Planalto do Piratininga um local seguro para se fundar o Colégio dos Jesuítas, em 25 de janeiro de 1554. A partir de então e durante boa parte do período colonial, São Paulo tornou-se ponto de partida para aqueles que queriam se aventurar nas matas interioranas afim de buscar metais preciosos e aprisionar índios. Este período até pouco tempo atrás, era retratado na história como a “glória” dos paulistas “heróis”, isto é, os bandeirantes.
            Mas foi no século XIX que São Paulo se destacou na economia e fez de sua sociedade um exemplo de urbanidade e modernidade. Este período de vigor econômico traduzia-se nas sacas de café que eram produzidas pelos negros escravizados e, mais tarde, pelos imigrantes europeus, administradas pelos fazendeiros e exportadas para várias partes do mundo. O século XIX colocou a capital paulista em destaque no Brasil e preparou as bases financeiras que no século XX fincaram a industrialização na cidade. Fenômeno este que cresceu desenfreadamente a ponto de se transformar na megalópole que ali se manifesta em cultura, tecnologia, mas, também em desigualdade social.
            São Paulo possui muitas faces em sua história. Sua memória é carregada por diversas particularidades que a diferem das demais cidades. Entretanto, cada cidade do interior paulista carrega em si um pouco da capital, afinal uma cidade que completou 458 anos tem muito a ensinar. Parabéns São Paulo!      

Nenhum comentário: