segunda-feira, 30 de abril de 2012

HÁ 43 ANOS: “O DIÁRIO”

ARTIGO PUBLICADO PELA PROFª KARLA O. ARMANI NO JORNAL "O DIÁRIO DE BARRETOS" EM 01 DE ABRIL DE 2012


“Ao povo, às autoridades, nossa inabalável fé nos destinos de Barretos e região”
(Jornal “O Diário”, 01de abril de 1969)
            Há exatos quarenta e três anos, o jornal “O Diário” publicava sua primeira edição para assinantes de Barretos e região. Hoje, com suas páginas amareladas, esta primeira edição é parte da longa história da imprensa que encontra abrigo no Museu Ruy Menezes. A frase acima ilustra a primeira página da edição 1 do jornal e ao interpreta-la já se percebe que a intenção do mesmo era levar informações não só a Barretos, bem como à região, e assim o fez pois já na primeira edição foram exibidas notícias de Barretos, Jaboticabal, Planura e Guaíra. Deste modo, desde esse dia o jornal “O Diário”, que então contava com 8 páginas e tempos depois chegando até a 16 páginas, chega a casa dos barretenses em todas as manhãs (com exceção das segundas-feiras).
            A primeira edição registrava um núcleo sortido de reportagens, mas as principais delas foram redigidas pelo próprio Monteiro Filho na intenção de explicar aos leitores a novidade que era um jornal diário para a cidade naquela época. Para se ter ideia, naquele final dos anos 60, Barretos contava com cinco jornais, eram eles:  “A Semana” (bi-semanário); “O Correio de Barretos” (bi-semanário); “Cidade de Barretos (bi-semanário); “Mini Jornal” (semanário) e, a partir de então, “O Diário” (diário). A maioria destes jornais já perfazia muitas décadas de funcionamento, mas nenhum deles era diário. O que não quer dizer que Barretos nunca tivesse passado pela experiência de jornais diários, afinal em 1906 e em 1946, mesmo com poucos anos de funcionamento, foram editados os jornais da 1ª e 2ª fase de “O Diário de Barretos”.
            O interessante não é só o fato de o jornal ter trazido a novidade de ser publicado diariamente, “O Diário” também demonstrava uma formatação diferenciada daqueles jornais mais antigos. Há muito tempo, os jornais de Barretos eram formatados num modelo padrão de várias colunas estreitas numa mesma página, sendo que muitas reportagens começavam numa página e, recortadas, terminavam em outra. Em “O Diário” a formatação era diferenciada, talvez um modelo novo na imprensa brasileira daquele período, onde as colunas eram mais largas e o espaçamento entre as linhas também, o que facilitava a leitura.
            Na primeira edição do jornal “O Diário” de 1969, os proprietários, redatores e colaboradores tiveram o cuidado de informar dados estatísticos sobre a cidade, deste modo, foi possível que nós aqui do presente entendêssemos o contexto de fundação do jornal. Segundo tais dados, Barretos possuía uma população de 75 mil habitantes e 850 casas comerciais. Outra informação de igual valor foi o texto produzido por Ruy Menezes, em que ele apontava um histórico da imprensa em Barretos, dados os quais foram utilizados para compor este texto.
            Enfim, 43 anos se passaram e o jornal “O Diário” continua presente no cotidiano dos barretenses e na memória da cidade. Seja como fonte histórica, referência de informação e/ou arquivo de registros ilustrativos ou de acontecimentos, o jornal “O Diário” é parte de um passado, presente e futuro em Barretos.
            A todos que compõem e compuseram a equipe do jornal “O Diário”, o nosso reconhecimento.
             

Nenhum comentário: