segunda-feira, 30 de abril de 2012

MATERIAIS DIDÁTICOS: SALA DE AULA E NOVELA




ARTIGO PUBLICADO PELA PROFª KARLA O. ARMANI NO JORNAL "O DIÁRIO DE BARRETOS" EM 18 DE MARÇO DE 2012

            É impressionante como assuntos previamente conhecidos pelos alunos chamam tanto atenção numa aula de História. Guerras Mundiais, grandes descobrimentos, revoltas locais, escândalos de presidentes e outros são exemplos de atrativos da História que os alunos adoram por si só. Quando os eles têm em mente a imagem de tais acontecimentos ou personagens, fica muito mais fácil conduzir a aula para à realidade histórica.
            A mídia televisiva e cinematográfica pode influenciar muito a condução de uma aula, uma vez que utiliza do recurso da imagem para estimular a imaginação e tentar alcançar a realidade do tema estudado. Um meio muito acessado pelos brasileiros são as telenovelas, apesar de serem criticadas por uns que as julgam como algo que ilude o real e se conduz pelo senso comum. O que não deixa de ser verdade.
            Entretanto, as novelas podem ser reavaliadas pelo expectador como uma fonte de informação, sê crivada por críticas contundentes. Por exemplo, a novela “Cordel Encantado” exibida pela Rede Globo no ano de 2011. Ali, por mais fictícia que seja a história romantizada dos protagonistas, no pano de fundo da novela aparece o cenário da vida no nordeste no começo do século XX, principalmente no que diz respeito aos cangaceiros e ao misticismo do povo daquela época e região.
É esta visualização televisiva que permite ao aluno imaginar detalhes, cores e a cultura da época e se atrair pelo estudo daquilo. Por mais “bonzinhos” que os cangaceiros foram apresentados pela novela, o que distorce sim a realidade do passado, é possível ver a dinâmica da vida no cangaço. O acampamento, os rituais, os desejos, as vestimentas, as relações de hierarquia, o líder, as mulheres e outros fatores visivelmente demonstrados ali na telinha. A novela, desde que não tomada a priori como algo verdadeiramente “real”, pode fazer com que os alunos tomem gosto pelo estudo daquele determinado povo de uma época e de um lugar distante.
            O professor possui muitos recursos visuais que podem ser usados para atrair o aluno a estudar determinado assunto e, principalmente, levar aquele tema à crítica, a análise e à pesquisa. Afinal, sala de aula é lugar de discussão, reflexão e saber criticar uma fonte de imagem faz parte da competência do professor e das habilidades dos alunos. Pensemos sobre o que diz os PCN de História: “Todo material, que no acesso ao conhecimento tem a função de ser mediador na comunicação entre o professor e o aluno, pode ser considerado material didático [...], [ele é utilizado] para criar situações de ensino” (1998, p. 79).

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