ARTIGO PUBLICADO PELA PROFª KARLA O. ARMANI NO JORNAL "O DIÁRIO DE BARRETOS" EM 18 DE MARÇO DE 2012
É impressionante como assuntos
previamente conhecidos pelos alunos chamam tanto atenção numa aula de História.
Guerras Mundiais, grandes descobrimentos, revoltas locais, escândalos de
presidentes e outros são exemplos de atrativos da História que os alunos adoram
por si só. Quando os eles têm em mente a imagem de tais acontecimentos ou
personagens, fica muito mais fácil conduzir a aula para à realidade histórica.
A mídia televisiva e cinematográfica
pode influenciar muito a condução de uma aula, uma vez que utiliza do recurso
da imagem para estimular a imaginação e tentar alcançar a realidade do tema
estudado. Um meio muito acessado pelos brasileiros são as telenovelas, apesar
de serem criticadas por uns que as julgam como algo que ilude o real e se
conduz pelo senso comum. O que não deixa de ser verdade.
Entretanto, as novelas podem ser
reavaliadas pelo expectador como uma fonte de informação, sê crivada por
críticas contundentes. Por exemplo, a novela “Cordel Encantado” exibida pela
Rede Globo no ano de 2011. Ali, por mais fictícia que seja a história
romantizada dos protagonistas, no pano de fundo da novela aparece o cenário da
vida no nordeste no começo do século XX, principalmente no que diz respeito aos
cangaceiros e ao misticismo do povo daquela época e região.
É esta visualização televisiva que
permite ao aluno imaginar detalhes, cores e a cultura da época e se atrair pelo
estudo daquilo. Por mais “bonzinhos” que os cangaceiros foram apresentados pela
novela, o que distorce sim a realidade do passado, é possível ver a dinâmica da
vida no cangaço. O acampamento, os rituais, os desejos, as vestimentas, as
relações de hierarquia, o líder, as mulheres e outros fatores visivelmente
demonstrados ali na telinha. A novela, desde que não tomada a priori como algo verdadeiramente “real”,
pode fazer com que os alunos tomem gosto pelo estudo daquele determinado povo
de uma época e de um lugar distante.
O professor possui muitos recursos
visuais que podem ser usados para atrair o aluno a estudar determinado assunto
e, principalmente, levar aquele tema à crítica, a análise e à pesquisa. Afinal,
sala de aula é lugar de discussão, reflexão e saber criticar uma fonte de
imagem faz parte da competência do professor e das habilidades dos alunos.
Pensemos sobre o que diz os PCN de História: “Todo material, que no acesso ao conhecimento tem a função de ser
mediador na comunicação entre o professor e o aluno, pode ser considerado
material didático [...], [ele é utilizado] para criar situações de ensino”
(1998, p. 79).
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