segunda-feira, 30 de abril de 2012

ÀS FACHADAS MUDAS E RESISTENTES DO CENTRO DE BARRETOS



ARTIGO PUBLICADO PELA PROFª KARLA O. ARMANI NO JORNAL "O DIÁRIO DE BARRETOS" EM 21 DE JANEIRO DE 2012

            Leitor amigo, concorda que tudo que é exagerado pode enjoar? É neste pensamento que proponho uma reflexão sobre a poluição visual da cidade. Quando caminhamos no centro de Barretos, percebemos que se alguém quiser encontrar uma loja, terá que se distanciar um pouco da fachada para conseguir identificá-la. Isto porque os letreiros de publicidade das lojas são tão grandes e coloridos que confundem nossas vistas e, de certo modo, as “polui”. Isto acontece porque o comércio cresce demasiadamente (o que é bom para a economia), mas não tem uma conduta legal a ser seguida sobre como lidar com a visibilidade de sua propaganda. O mais interessante deste assunto é o que está por trás destes letreiros, aquilo que tenta ser apagado, mas que está ali, mudo e resistente. Refiro-me as belíssimas fachadas dos prédios antigos do centro da cidade que estão escondidas atrás dos grandes letreiros das lojas, sendo que poderiam estar sendo aproveitadas tanto para o comércio, quanto para sua propaganda.
            É claro que este assunto exige maiores conhecimentos e não sou especialista em publicidade, comércio e legislação, mas sugiro uma reflexão inicial para que comerciantes e comunidade possam desfrutar daquilo que está por trás destes letreiros: os patrimônios históricos. Ao andar pelas ruas do centro de Barretos, deparamo-nos com belos prédios que foram construídos ainda na primeira metade do século XX, ou seja, numa época em que, arquitetonicamente falando, Barretos era cenário de um moderno centro urbano. Nesse sentido, negar essa história escondendo as fachadas dos prédios daquela época é, no mínimo, um desleixo com o passado que tanto prosperou e fechar as portas para um turismo que poderia crescer.
            Em 2007, na capital paulista, foi instituída pelo prefeito Gilberto Kassab a “Lei Cidade Limpa” que tinha por missão regulamentar e padronizar os painéis de propaganda e, consequentemente, contribuir para o declínio da poluição visual que assolava São Paulo. Tal lei proibiu a colocação de anúncios publicitários nos imóveis públicos e privados, edificados ou não; e os letreiros das lojas deveriam ser proporcionais às fachadas. Nesses últimos tempos, tal lei foi oficializada em cidades do interior paulista e chegou a nossa vizinha Ribeirão Preto, que, com alguns ajustes, também adotou a lei para diminuir a poluição visual e preservar seu patrimônio arquitetônico. O interessante de Ribeirão Preto é que será cobrada uma multa de no mínimo R$ 10 mil reais pelo descumprimento da lei.
            Segundo manifestações das redes sociais da internet, a Lei Cidade Limpa já foi cogitada em Barretos, mas não chegou a ser adotada. Uma pena. Quantos prédios do centro de Barretos terão de ser demolidos para autoridades tomarem uma providência? Pois a cada dia que passa, mais demolições da nossa história estão vindo à tona. A reflexão sobre isso gira em torno de uma pergunta muito simples: o que Barretos teria para oferecer de diferente a sua comunidade e a seus turistas sem os seus prédios antigos? Com um centro contido por grandes letreiros e anúncios de publicidades seríamos somente mais uma cidade comercial. Precisamos resgatar aquilo que nos particulariza, aquilo que nos identifica, a nossa memória. Pensemos, a comunidade clama por isso. 
             

Nenhum comentário: