segunda-feira, 31 de maio de 2021

99 de Jorge!

ARTIGO PUBLICADO NO JORNAL "O DIÁRIO DE BARRETOS" EM 4 DE MAIO DE 2021 (página 2) PELA PROFª KARLA ARMANI MEDEIROS   

            Que me desculpe Silvestre deu Lima e a sua perspicaz intelectualidade, que me perdoe a sagacidade do Cel. Almeida Pinto e que não me ouça o Cel. Jesuíno de Mello, nem o juiz Joaquim Fernando de Barros – todos viventes em Barretos e donos de uma poderosa escrita - mas, quando me pedem para eleger um ilustre intelectual na história da cidade, meus dedos correm a digitar: Jorge Andrade, barretense. Não por acaso, na virada do mês de maio, lembrei-me dele, de sua figura junto à máquina de escrever, já que no dia 21 ele completaria 99 anos. A mim, maio profetiza Jorge Andrade.

            Não consegui esperar o dia 21, precisei correr às teclas para lembrar a todos os 99 de Jorge. Ano que vem, em seu centenário, ele certamente receberá as mais justas e belas homenagens, mas quis me adiantar. Alguém que sai da aristocracia interiorana, entra à dramaturgia depois ter sido aconselhado pela diva Cacilda Becker e que teve sua primeira peça como marco inicial na carreira da (também diva) atriz Fernanda Montenegro, merece ser lembrado e reverenciado.

            A sensibilidade de Jorge Andrade é traduzida em seus textos através de uma crítica social certeira, que de maneira inteligente denunciava as questões sociais e políticas de um Brasil interiorano, esquecido e renegado. A tríade “A Moratória”, “Veredas da Salvação” e “Pedreiras das Almas” é um retrato da História do Brasil, em complexas fases, a ponto da composição dos personagens, a movimentação das cenas e o texto sincero ser confundido com a própria realidade do que de fato aconteceu. Para um historiador, é nítido o quanto Jorge conhecia profunda e criticamente o passado brasileiro a ponto de exprimir uma dramaturgia que grita, que não desmerece a inteligência de quem assiste, ao contrário, eleva à reflexão a assuntos superiores.

            O texto de Jorge nos convida ao conhecimento do que (e o porquê) os brasileiros nunca conseguiram ser. Sua máquina datilográfica parece ainda ressoar, é atemporal. Enquanto Barretos existir, Jorge será lembrado. Viva os seus 99!

Nenhum comentário: