segunda-feira, 31 de maio de 2021

Galeria Virtual “Mulheres na Política”

ARTIGO PUBLICADO NO JORNAL "O DIÁRIO DE BARRETOS" EM 9 DE MARÇO DE 2021 (página 2) PELA PROFª KARLA ARMANI MEDEIROS     

            Qualquer par de olhos atento às informações contidas no site da Câmara Municipal de Barretos nota o quanto a política na cidade foi majoritariamente gerida por homens. Observando as legislaturas, como agulha no palheiro, notamos os nomes de apenas 8 mulheres como vereadoras. Maria Ignêz de Avila Jacintho, vereadora por dois mandatos, é quem inicia esta história no ano de 1973. Quarenta e quatro anos depois, nenhuma mulher ocupa a vereança na cidade; apesar dos poderes Executivo e Judiciário locais serem capitaneados por duas mulheres.

O passado e o presente mostram o quanto a mulher barretense demorou para ingressar à política, e, na mesma medida, o quanto é difícil se manter nela. Pensando nisso, eu e as advogadas Cassiane Melo Fernandes e Fernanda Morato da Silva Pereira, enviamos, no fim do ano passado, um ofício à Câmara Municipal sugerindo a criação de uma Galeria Virtual com a exibição das fotos e legislaturas dessas oito vereadoras. O pedido foi atendido agora, pela iniciativa do vereador Chafei Amsei e da mesa diretora, como parte comemorativa do Dia das Mulheres.

A justificativa, por mais óbvia que seja, merece ser externada; contando inclusive com as argumentações da Constituição Cidadã de 1988. Os conceitos de pluralismo, pertencimento, igualdade, visibilidade, representatividade e empoderamento serviram para embasar o nosso pedido na intenção de refletir que são estes os caminhos para as mulheres ocuparem os espaços públicos, exporem suas opiniões e necessidades e participarem de forma direta no desenvolvimento social e econômico da cidade. A voz feminina precisa do microfone da Tribuna para ecoar e se multiplicar.

A Galeria Virtual “Mulheres na Política” se por um lado mostra o quanto o passado foi restrito às mulheres, por outro, incita que a própria História alerte as mulheres de hoje que o nosso futuro clama pela nossa participação. Não se trata só de registro, é também incentivo. Que a Galeria seja inspiração e impulso a novas histórias.

Nenhum comentário: