segunda-feira, 31 de maio de 2021

À União, a História

 ARTIGO PUBLICADO NO JORNAL "O DIÁRIO DE BARRETOS" EM 10 DE FEVEREIRO DE 2021 (página 2) PELA PROFª KARLA ARMANI MEDEIROS    

            Aos barretenses, só restaram as lembranças. À União, a História. A demolição da sede da União dos Empregados no Comércio causou consternação em alguns barretenses, certamente movidos por saudosismo. Natural e esperado.

A União completaria, neste ano, 107 anos de existência e é trivial dizer que por isso ela faz parte da história de Barretos. Um clube se sustenta por seu nascimento, estatutos, diretorias, sedes e particularidades. Fundada em 16 de agosto de 1914, a U.E.C. tornou-se utilidade pública municipal em 1924 e estadual em 1954. Sua fundação ocorreu no Hotel do Comércio por jovens interessados no congraçamento da classe comerciária daquela Barretos que ainda viria a prosperar. Contam os registros que, a denominação “União dos Empregados no Comércio” foi ratificada quando um emissário de Barretos foi até Campinas, onde estava hospedado o escritor Ruy Barbosa, para solucionar com ele a dúvida quanto à questão gramatical da preposição “do” ou “no”; ao passo que este respondeu “no Comércio”. Assim ficou.

            Em 1919, com o presidente José Dias Leme (poeta), a União começou a construir seu prédio próprio, à rua 20 entre as avenidas 21 e 23. No mesmo ano, foi criado o seu Corpo Cênico, revelando uma das principais características do clube: o teatro. O “teatrinho da rua 20” abrigou espetáculos, carnavais, conferências, horas literárias, concertos, bailes e saraus que desbravaram a cultura na cidade. Ali, Coelho Netto conferenciou “A Floresta” em 1920, Salomão Jorge em 1934, além de outros visitantes de todo o Brasil. Na mesma medida, o esporte e as competições também foram notáveis na trajetória do clube. Em 1968, foi inaugurada na recente avenida 43 a sede de campo, a qual, nos anos seguintes ganhava novas dependências. Não é de se estranhar como as sedes da União, bem como seus principais momentos, são consoantes a episódios marcantes de Barretos. A década de 1910 viu muitos clubes nascerem, poucos permanecerem. A velha U.E.C. agora vive somente em nossa História.

Nenhum comentário: