segunda-feira, 31 de maio de 2021

Jornalistas e a Política (Parte I)

ARTIGO PUBLICADO NO JORNAL "O DIÁRIO DE BARRETOS" EM 13 DE ABRIL DE 2021 (página 2) PELA PROFª KARLA ARMANI MEDEIROS  

            Abril é o mês de comemorar o Dia do Jornalista, dia 7, e, ao percorrer a nossa história, verifica-se que Barretos já se serviu de um considerável número de jornais e jornalistas. Dezenas de periódicos tiveram vida curta no início do século XX, fato que não os torna menos importantes, porém, os jornais mais conhecidos, por sua longevidade, foram: O Sertanejo, Correio de Barretos, Diário de Barretos e A Semana. Nestes, seus redatores não possuíam formação como jornalista, eram, em sua maioria, advogados, poetas, professores, engenheiros, médicos e políticos. Tinham o dom da escrita, trabalhavam nas redações adquirindo experiência e produziam folhetins publicáveis a cada sete ou dois dias (foram poucas as experiências de jornal diário).

            Grande parte dos jornais era usada para conteúdo noticioso e político. O Sertanejo, por exemplo, era órgão do Partido Republicano Paulista e foi disputado entre os líderes políticos dos anos 1900: Silvestre de Lima e Antônio Olympio Rodrigues Vieira. Em sentido parecido, jornais como A Tribuna e O Popular eram visíveis inimigos políticos, publicando denúncias um contra o outro, uma vez que eram dirigidos por correligionários de novos rivais: Antônio Olympio e Riolando de Almeida Prado.

            O aparelhamento político dos jornais extravasava as linhas de denúncias e calúnias para agressões e até mortes. Não foram poucas as vezes que jornalistas/políticos escandalizaram denúncias de ameaças e atentados em momentos de tensões, tais como Silvestre, João Machado de Barros, Antônio Olympio, Emílio José Pinto, Raymundo Mariano Dias, Antonio Viotti e outros. No entanto, o caso mais conhecido vem do ano de 1947, quando, em agosto, no Bar Jaú, o jornalista e diretor do jornal “Correio de Barretos”, José Eduardo de Oliveira Menezes, foi assassinado por Benedito Realino Correa. O motivo? Segundo o registro oficial da época, foi o fato de José Eduardo ter escrito um artigo em seu jornal dizendo que Benedito era conhecido entre os seus amigos como o “Fecha Roda”. Por que será? (continua).

Nenhum comentário: