sábado, 29 de setembro de 2012

25 DE AGOSTO: UMA DATA OFICIAL


ARTIGO PUBLICADO NO JORNAL "O DIÁRIO DE BARRETOS" EM 26 DE AGOSTO DE 2012 PELA PROFª KARLA O. ARMANI


            Não são todas as cidades que possuem uma data de fundação oficial, ainda mais com dia, mês e ano. Às vezes, algumas delas possuem o ano ou simplesmente a década que se originou o povoado. Barretos, possui sua data de fundação oficial baseada em um documento, que ficou caracterizado como a “certidão de nascimento” da cidade, mesmo sabendo que o pequeno arraial já estava se formando antes desta data. Mas, o “25 de agosto de 1854” não foi desde sempre considerado o “dia da cidade”...
            Foi na década de 1940 que o documento encontrado pelo ex-prefeito de Barretos, Jerônimo Serafim Barcellos, veio à tona e se transformou na “certidão de nascimento” da cidade. Tratava-se de um documento escrito por Antônio Leite de Moura, um dos poucos alfabetizados naquela época, em que as famílias de Francisco José Barreto (já falecido) e Simão Antonio Marques doavam o total 82 alqueires de terra ao “Divino Espírito Santo” para que se formasse um patrimônio e se edificasse uma capelinha. Foi assim que aquele pequeno povoado que ainda pertencia ao “Quarteirão de Jaboticabal” do “Termo da Vila de São Bento de Araraquara” aos poucos se transformou no “Arraial dos Barreto”. Este documento era datado de 25 de agosto de 1854 e, por registrar a doação de terras que deu origem à cidade, esta data ficou conhecida como o “Dia da Cidade”.
            Ruy Menezes, em seu livro “O Espiral: história do desenvolvimento de Barretos”, narrou que no começo dos anos 1940, após a descoberta de tal documento, a imprensa barretense já estava promovendo reportagens sobre a história da cidade a partir de biografias dos antepassados de Barretos. Foi então que ele teve a ideia da Acib promover a primeira festa de comemoração do “Dia da Cidade” no dia 25 de agosto daquele ano, 1943. Ou seja, o primeiro aniversário da cidade foi comemorado quando ela tinha 89 anos! Já em 1948, quando Ruy Menezes era vereador, ele apresentou à Câmara Municipal de Barretos um anteprojeto de lei que, depois de sancionado pelo prefeito João Ferreira Lopes, se transformou na lei municipal nº 268 de 18/8/1948, onde o dia “25 de agosto” tornava-se oficialmente o “Dia da Cidade” e feriado.
            A partir de então, todos “25 de agosto” dos anos que se sucederam foram comemorados em Barretos através de homenagens, desfiles cívicos, discursos, bandas, concursos e outros. Sendo válido lembrar a comemoração do “25 de agosto de 1954”, quando Barretos completou 100 anos, que, apesar dos preparativos e do lançamento do “Álbum Comemorativo do 1º Centenário de Barretos”, não resultou em grandes festividades devido ao suicídio do presidente Getúlio Vargas um dia antes.
            Assim sendo, Barretos possui sim uma data oficial de fundação, o que não quer dizer que a cidade surgiu exatamente naquele dia. Uma vez que, a região já vinha sendo povoada desde os idos de 1830 e a capela só foi eregida em 1856. Mas, é importante que essa data oficial seja comemorada e lembrada todos os anos para que as gerações futuras não se percam da origem da cidade, dos patriarcas e até mesmo da própria história do “25 de agosto”.
            Parabéns Barretos!

Referências: Ruy Menezes, 1985, p. 30-34 / TCC de Priscila V. Trucullo, 2011, Unesp.

Nenhum comentário: