sábado, 29 de setembro de 2012

OLIMPÍADAS DE HISTÓRIA DO BRASIL

ARTIGO PUBLICADO NO JORNAL "O DIÁRIO DE BARRETOS" EM 9 DE SETEMBRO DE 2012 PELA PROFª KARLA O. ARMANI


A internet, como um meio de comunicação eficaz e rico em informações, pode ser utilizada de maneiras positivas em prol da educação, em especial ao ensino de História. E é isso que vem acontecendo desde o dia 20 de agosto com a abertura da “4ª Olimpíada Nacional em História do Brasil” promovida pela Unicamp no Museu Exploratório de Ciências. De uma forma atraente e bastante consistente, a Olimpíada de História conseguiu ganhar a adesão de mais de 120 mil alunos e professores, que, juntos estudam uma nova proposta de História do Brasil.
A “Olimpíada Nacional em História do Brasil” conta a participação de alunos das escolas públicas e particulares de todos os estados do Brasil. Cada equipe é composta por três alunos e um professor orientador, tendo ainda uma identidade pois precisam ter um nome e uma imagem própria. A olimpíada é composta por seis fases, das quais cinco são online e a última é presencial, e cada fase tem um número determinado de questões de múltipla escolha e uma tarefa. Nesta edição, a olimpíada possui como tema e inspiração “Conflitos e embates em história”, o qual será utilizado como  tema de pesquisa para a história local. Assim, os alunos terão de pesquisar movimentos de resistências, conflitos e protestos dentro da história da própria cidade!
Exercícios como este fazem com que os alunos aprendam a pensar a história de modo diferenciado, como uma construção e não como uma disciplina estática. Aquela “velha” imagem da História como uma matéria de “decoreba” é completamente quebrada com os exercícios da olimpíada. Nesta, os alunos são convidados a refletir sobre determinados períodos da história do Brasil a partir de análises de documentos. Desta maneira, não há como responder as questões e tarefas com informações simplistas e decorativas. O atrativo da olimpíada está exatamente na leitura e análises dos documentos, que podem gerar respostas mais completas baseadas na interpretação dos documentos. É como se aluno se transformasse num “historiador”, pois passa a trabalhar diante das fontes históricas.
A variedade de documentos lançados pela olimpíada em cada questão é muito importante não só para o universo do aluno, que passa a perceber a construção da história através das fontes, mas também para o professor, que tem a chance de acumular materiais que poderão ser usadas nas salas de aulas, trabalhos e avaliações. A partir do momento que a olimpíada divulga estes documentos nas questões e os lugares (sites e livros) onde estão disponíveis, o aluno compreende como pode usar a internet e livros acadêmicos como fontes de estudos. Sobretudo, a disponibilização destes documentos evidencia a importância de preservá-los, bem como seus lugares de guarda (museus, bibliotecas, universidades), já que eles são a chave para se pesquisar o passado e dialogar com o presente.
Por esse e outros motivos, o curso de História da Unicamp e o Museu Exploratório de Ciências estão de parabéns pela bela iniciativa de renovar o estudo da história do Brasil! Que venham as novas edições!

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