quarta-feira, 25 de abril de 2018

A BANDEIRA OFICIAL DE BARRETOS



ARTIGO PUBLICADO PELA PROFª ESP. KARLA O. ARMANI, EM AGOSTO DE 2013, NO JORNAL "O DIÁRIO DE BARRETOS"

            Os barretenses tiveram uma feliz surpresa neste mês de agosto: ver a bandeira da cidade hasteada na entrada da avenida 43 e também as bandeiras da Praça 9 de julho. Para os turistas que chegam a Barretos, a bela vista da bandeira pode parecer algo normal, mas os barretenses se surpreenderam com tal atitude da Prefeitura de Barretos que fez questão de estampar o orgulho de ser barretense por meio da nossa bandeira, que os ventos de agosto conseguiram tornar ainda mais bonita.
            Todos países, estados e munícipios possuem a sua bandeira, e cada uma delas são originadas de histórias muito interessantes, bem particulares a cada local. E em Barretos isto não poderia ser diferente, afinal a nossa bandeira também tem história.
            Segundo a obra “Espiral” de Ruy Menezes, tudo começou em 1974, quando o prefeito de Barretos, Ary Ribeiro de Mendonça, oficiou a Câmara Municipal de Barretos na intenção de abrir um concurso público para a escolha de uma bandeira oficial para o munícipio. Isso porque, a bandeira até então usada era representada por um retângulo na cor creme, tendo costurado no centro o brasão da cidade.
            A partir de então, foi nomeada uma comissão organizadora do concurso público, e neste foram expostos setenta trabalhos. O voto popular elegeu uma bandeira que, de acordo com Ruy Menezes, não poderia ser classificada por não estar de acordo com o edital. Foi então que, a comissão escolheu o trabalho do estudante do quinto ano de Engenharia, Luiz Antônio Furlan. Logo, a 20 de agosto de 1974, pela lei nº 1393, era oficializada a bandeira de Barretos.
            Diante este breve histórico, vê-se a importância da bandeira oficial de Barretos, uma vez que a mesma simboliza as cores do brasão, possui módulos iguais da bandeira nacional, e demarca a posição geográfica da cidade no estado de São Paulo por meio de uma estrela branca. A bandeira pode despertar no barretense aquele sentimento de pertença, de identidade, de raiz e de orgulho. Afinal, “não há divisa mais bela, mais nobre mais varonil: sejamos a sentinela, avançada do Brasil”.

Fonte: Obras: “Espiral” (1985); “Descobrindo Barretos” (2012).

Nenhum comentário: