sábado, 28 de abril de 2018

BARRETOS JÁ RECEBEU BELÉN DE SÁRRAGA!


 ARTIGO PUBLICADO PELA PROFª ESP. KARLA O. ARMANI MEDEIROS, EM 25 DE ABRIL DE 2018, NO JORNAL "O DIÁRIO DE BARRETOS", PÁGINA 2 


“Esteve em Barretos Belén Sárraga, conferencista espanhola, de idéias avançadas, muito anti-clerical. Foi alvo de grandes homenagens e atenções, tendo sido eu dos mais entusiasmados [...].” (Osório Rocha, Reminiscências, v. 1, p. 185)

            As palavras do escritor Osório Rocha incitam qualquer historiador a ficar curioso. Fato instigante. Cativante, até. Pois, como uma mulher em 1911, estrangeira, descrita como portadora de “ideias avançadas” chamou tanta atenção da elite letrada masculina de uma cidade interiorana como a nossa? Aliás, por qual motivo Barretos também foi rota de passagem para tal intelectual? Foram tais perguntas que me levaram a querer pesquisar, mesmo de maneira simplória, sobre tal personagem. Então, vamos a ela!
            O Grêmio Literário e Recreativo de Barretos surgiu em 1910, e como uma instituição promotora de conferências e eventos culturais de variados tipos, recebia rotineiramente personalidades interessantes. Foi assim que Belén de Sárraga passou por ali, realizando conferência, a qual fora muito elogiada pela imprensa da época, conforme relatou Osório Rocha em suas memórias daquele tempo.
            Tamanha repercussão em 1911 não é de se espantar, afinal ao pesquisar sua biografia pessoal e intelectual nos deparamos com vastos textos sobre seu legado cultural. De maneira resumida, podemos dizer que Belén de Sárraga (1873-1951), espanhola, foi médica, pensadora e feminista. Atuou como escritora, oradora e envolveu-se em confrontos políticos na Espanha, México e outros países latinos nos quais residiu.  Lutava e pregava pela educação laica, tolerância, democracia e liberdade principalmente voltada às mulheres trabalhadoras e estudantes. Contra o machismo e a favor do secularismo, do divórcio e da emancipação das mulheres, Belén visitou vários países da América Latina fazendo conferências sobre tais ideais; e assim entendemos sua passagem por nossas terras. Era uma viajante, se aventurava em falar sobre os direitos femininos em pleno início do século XX para as mais distantes plateias de cidades interioranas da América.
            Ao passar por Barretos, acompanhada do escritor espanhol Luís Porta Bernabé, Bélen em poucas palavras transcritas no livro de visitantes do Grêmio conseguiu resumir todas suas ideias voltadas à liberdade, às novas gerações e ao progresso que a cultura poderia fomentar. Assim ela disse: “Todo centro de cultura que se fomenta, es como uma flor de progresso que se cuida. Ella, regada continuadamente com el agua de las ideias, esparce perfumes que constituem el aire vital de generaciones nuevas. Julio 18-1911”.

Link do jornal para citação de fonte: http://www.odiarioonline.com.br/noticia/73604/BARRETOS-JA-RECEBEU-BELEN-DE-SARRAGA

Nenhum comentário: