quarta-feira, 25 de abril de 2018

CONTRIBUIÇÃO À HISTÓRIA: JORNAL “O DIÁRIO”



ARTIGO PUBLICADO PELA PROFª ESP. KARLA O. ARMANI, EM ABRIL DE 2013, NO JORNAL "O DIÁRIO DE BARRETOS"

            Leitor amigo, por conta do aniversário do jornal “O Diário”, convido a você para uma breve reflexão sobre a importância da imprensa na história da nossa cidade...
            Em Barretos, a quantidade de jornais sempre foi muito variada, o que contribuiu para os detalhes das obras históricas escritas por estudiosos locais. Essa variedade foi mais recorrente no início do séc. XX, quando a partir de “O Sertanejo”, sortidos jornais começaram a circular pela recente comarca. Estes jornais funcionavam em tipografias, veiculadas por grandes e pesadas máquinas que tinham de ser controladas pelo tipógrafo, que de “tipo em tipo” compunha as matérias escritas pelos homens letrados.
            Nas primeiras décadas do século XX, os jornais eram em sua maioria “hebdomadários”, ou seja, semanais; quando não, eram publicados duas vezes por semana. O primeiro jornal diário que se tem notícias é o “Diário de Barretos” de 1917, já sua segunda fase data de 1946-47, porém, ambas as fases tiveram curto tempo de duração. Somente no ano de 1969 que veio à tona o atual jornal “O Diário de Barretos.           Era 1º de abril de 1969, há exatos 44 anos atrás, quando João Monteiro de Barros Filho e Joel Waldo Dal Moro fundaram o jornal “O Diário de Barretos”. Ambos fundadores já trabalhavam juntos no rádio, onde foi criada em 1955 a tradicional “Reportagem Que Não Para” – quadro que ainda se estende no jornal “O Diário” desde aquela época. Quando fundado o jornal, o sistema de impressão não era mais de “tipografias” e sim de “linotipo” (composição de chumbo), e além da distinção de se tratar de um jornal diário, o mesmo ainda possuía uma formatação diferenciada.
            Nota-se, portanto, que o jornal “O Diário” atravessa a linha do tempo da história de Barretos dos anos 1960 até à atualidade. É interessante pensar que, assim como “O Sertanejo” é a fonte principal de informações a respeito da cidade no início do século XX, “O Diário” é o mesmo para os anos 2000. Assim, este jornal contribuí para a construção da centenária história de Barretos e para a sua guarda!

Nenhum comentário: