quarta-feira, 25 de abril de 2018

A HISTÓRIA NAS MOEDAS BRASILEIRAS (PARTE I)



 ARTIGO PUBLICADO PELA PROFª ESP. KARLA O. ARMANI, EM ABRIL DE 2013, NO JORNAL "O DIÁRIO DE BARRETOS"

É bem verdade que a História e todo o passado que ela estuda faz parte do nosso cotidiano, sem nem mesmo a gente perceber. Por mais que o passado muitas vezes não seja valorizado ou até se torne isolado nos assuntos corriqueiros, ele sempre resiste aqui... acolá, mudo e calado, mas sempre está ali. Exemplos disso são vistos todos os dias quando nos deparamos com nomes de ruas, praças, escolas que fazem menção à personagens da história; sempre comemoramos feriados de datas históricas; o nosso próprio sobrenome é algo que advém de um passado distante. Nem sempre sabemos o porquê, mas o fato é que o passado está mais próximo a nós do que nos é perceptível.
Sobre as moedas brasileiras, por exemplo, você já reparou quais símbolos estão inscritos nelas? Conhece cada “rosto” ou “símbolo” que ali está representado? As pequenas moedas que passam por nossas mãos todos os dias não estão ali somente para servir de unidade de medida, elas também estão carregadas da nossa História! E fazem questão de nos lembrar dela o tempo todo. Vejamos alguns exemplos...
A moeda “real” do Brasil sofreu mudanças significativas em seus aspectos estéticos de 1998 em diante; inclusive ainda estão em circulação as moedas mais antigas de 5, 10, 25 e 50 centavos.
A moeda de 1 real é de fato muito bonita, e constituída de diversos símbolos que, por mais sutis que sejam, são importantes à história do nosso país. No anverso da moeda está a efígie da República, isto é, a alegoria feminina do sistema republicano implantado no Brasil em 1889. A imagem da República, no canto direito da esfera prateada é sobreposta na esfera dourada da moeda, em que se pode ver o barrete frígio (touca – na cor vermelha é o símbolo do republicanismo francês do século XVIII). Além disso, a esfera dourada da moeda de 1 real faz referência à cultura indígena brasileira, uma vez que tal esfera faz alusão ao grafismo encontrado nas cerâmicas marajoaras (cultura nativa do Brasil na região norte). Já no reverso da moeda, há uma esfera sobreposta por uma faixa, que, com a constelação do Cruzeiro do Sul, faz referência ao Pavilhão Nacional; além do valor e o ano de cunhagem.
Sobre as outras moedas, também rotuladas de símbolos e personagens da história do Brasil, falaremos na próxima semana. Confira...








Nenhum comentário: