quarta-feira, 25 de abril de 2018

O SÉCULO XVIII: BRASIL E EUROPA


 ARTIGO PUBLICADO PELA PROFª ESP. KARLA O. ARMANI, EM MAIO DE 2013, NO JORNAL "O DIÁRIO DE BARRETOS"

            O século XVIII foi um importante período de mudanças na sociedade, política, economia e cultura da Europa que vivia a transição da Era Moderna para a Contemporaneidade. Foi a partir de então que surgiram as primeiras filosofias iluministas, que transformaram modos de pensar e romperam com ideais então estabelecidos há séculos. No entanto, isso tudo era uma realidade do contexto histórico da Europa e, por isso, podemos nos perguntar como estava caminhando o Brasil neste mesmo período. Será que o nosso país vivia o mesmo ritmo?
O século XVIII no Brasil foi um período de grandes mudanças no setor econômico; uma vez que a descoberta de ouro no interior da Colônia despertou a atenção dos portugueses. Desde o final do século XVII, os bandeirantes já tinham notícias de ouro encontrado nas regiões de Minas Gerais, mas o auge da extração do ouro foi o período de 1730 a 1750.
            Neste contexto, transformações interessantes aconteceram no Brasil; que até então era uma colônia de Portugal (um país que demorou muito a aceitar as mudanças iluministas). Uma das mais importantes transformações da época do ouro no Brasil foi o processo de interiorização do país e a consequente urbanização. Várias cidades começaram a se desenvolver neste período do ouro, principalmente na região do estado de Minas Gerais. Junto a estas cidades, também floresceu a arquitetura colonial barroca, que foi responsável pela edificação de belos casarões, igrejas, casas comerciais e demais edificações. Inclusive ainda hoje estas edificações existem e compõem belíssimos sítios históricos que são considerados patrimônios culturais do país.
            Percebemos, então, que um mesmo século, no caso o XVIII, pode demonstrar vivências distintas. Não é porque na Europa se vivia o Iluminismo, que no Brasil isso seria uma realidade. O que também não significa dizer que não havia influência iluminista em países coloniais como o Brasil. Pensemos, pois, como é importante saber comparar tempos e lugares.

Nenhum comentário: