quarta-feira, 25 de abril de 2018

TIRADENTES: DE INCONFIDENTE A HERÓI (PARTE I)


ARTIGO PUBLICADO PELA PROFª ESP. KARLA O. ARMANI, EM ABRIL DE 2013, NO JORNAL "O DIÁRIO DE BARRETOS"

            Hoje, 21 de abril, é feriado nacional em memória de Joaquim José da Silva Xavier, mais conhecido por Tiradentes. Um personagem que, apesar de ter vivido nos anos setecentos do Brasil, é conhecido por todos os brasileiros; desde as aulas de História até uma viagem turística por Minas Gerais. Por isso, faz-se necessário refletir um pouco sobre este personagem que não ficou parado no tempo, ao contrário, sempre foi citado nos anos posteriores à sua vivência.
            Tiradentes viveu nas cidades mineiras, como Vila Rica, no final do século XVIII, numa época em que o Brasil era colônia de Portugal e sua atividade econômica fundamental era a extração do ouro. Como tal, os exploradores do ouro deveriam pagar imposto à Coroa portuguesa e esta foi a causa regional para o movimento da Inconfidência Mineira. Revoltados com os abusos dos impostos da Coroa (principalmente o imposto da “derrama”), e já imbuídos dos ideais revolucionários da França iluminista, a aristocracia do ouro, bem como alguns profissionais liberais (por exemplo Tiradentes, que era militar e dentista), deram início ao movimento que “traiu” a confiança do rei português (daí o nome Inconfidência), uma vez que possuíam ideais de independência e até de República!
            Tiradentes era um dos líderes da revolta, mas não teve a mesma “sorte” de seus companheiros, que, depois de presos, foram exilados para as colônias portuguesas na África. Ele foi condenado ao enforcamento no Rio de Janeiro (então capital do Brasil) em 1792, e, mesmo depois de morto continuou a ser castigado, uma vez que, a cabeça dele foi exposta em praça pública em Vila Rica (Ouro Preto) como amostra de traição.
            Como se vê, o martírio que Tiradentes passou foi de fato muito trágico e isso foi suficiente para que a História tradicional sempre o citasse dentro do contexto da Inconfidência Mineira. E não só a História o idolatrou, o próprio governo republicano também... Por quê? Não perca a continuação deste artigo na próxima semana para saber! 

Nenhum comentário: