sábado, 28 de abril de 2018

BIBLIOTECA MUNICIPAL E OS NOSSOS AUTORES


ARTIGO PUBLICADO PELA PROFª ESP. KARLA O. ARMANI, EM  AGOSTO DE 2015, NO JORNAL "O DIÁRIO DE BARRETOS" 

            Na última quarta-feira, dia 19 de agosto, a Biblioteca Municipal “Afonso d’E. Taunay” realizou uma homenagem aos barretenses que são autores de livros. A cerimônia contou com a presença de vários autores, que tinham sua cadeira específica e sua obra exposta, além de estudantes da rede estadual que puderam conversar e conhecer um pouco mais sobre o universo da literatura dos conterrâneos.
            O projeto da Biblioteca Municipal, em sua singeleza, mostrou a sensibilidade para com os autores da cidade e revelou a própria biblioteca como uma casa dinâmica, que não só guarda os títulos, mas também reconhece a visibilidade de quem os escreve. Barretos, ao longo de sua trajetória, mostra-se com uma cidade que sempre cultivou grandes literatos, talentos que inclusive já foram reconhecidos internacionalmente, como o saudoso Jorge Andrade. Numa terra em que viveu Jorge Andrade, a impressão que temos é o que dom da escrita continuará sendo semeado eternamente.
            A grande maioria dos autores são independentes, ou seja, escreve suas obras e as publicam sem intervenções ou ajuda das esferas governamentais. É claro que existem editais e projetos de incentivos à publicação de obras literárias (avanços importantes no Ministério da Cultura e de secretarias estaduais e municipais), onde os autores têm a chance de publicarem suas obras com apoio financeiro do governo. Mesmo assim, muitos escritores tem de se aventurar pela publicação independente, pela iniciativa privada. Esta questão financeira é importante de ser ressaltada, uma vez que grande parte da população não conhece esses meandros que os autores precisam passar. Ou seja, a criação, anos de produção de escrita, habilidade em escrever no bom português e tantas outros aparatos dos autores, não são a única fonte para se escrever um livro.
            Por tudo isso, a Biblioteca Municipal foi feliz na iniciativa de enaltecer aqueles que, muitas vezes, dedicam anos de produção à escrita, tempo livre entre o trabalho oficial e o livro e muito carinho às letras. Que muitas outras oportunidades como tais continuem a acontecer! A literatura, a cultura e a história agradecem.

Nenhum comentário: