sábado, 28 de abril de 2018

O ANTIGAMENTE


ARTIGO PUBLICADO PELA PROFª ESP. KARLA O. ARMANI, EM MAIO DE 2015, NO JORNAL "O DIÁRIO DE BARRETOS" 

“Antigamente, havia os que tomavam chá em criança, e, ao visitarem família da maior consideração, sabiam cuspir dentro da escarradeira. Se mandavam seus respeitos a alguém, o portador garantia-lhes: "Farei presente." Outros, ao cruzarem com um sacerdote, tiravam o chapéu, exclamando: "Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo"; ao que o Reverendíssimo correspondia: "Para sempre seja louvado”. Texto da obra “Caminhos de João Brandão” publicada por Carlos Drummond de Andrade em 1970.
            As palavras de Drummond são exemplos de modos de vida, de ações, de costumes de “antigamente”. E como tal, nos despertam a curiosidade sobre como as pessoas do tempo de outrora viviam, se comportavam, o que apreciavam, etc. O texto em sua íntegra demonstra outras falas, personagens, jargões e hábitos do que acontecia no passado, e oferta ao leitor a oportunidade de revivê-lo.
            Quando falamos em “antigamente”, é natural que nos transportemos à História. E, conforme o que se vê em livrarias, na internet, jornais, televisão e rádio, o estudo e as conversas sobre o passado, têm ganhado cada vez mais espaço nos hábitos dos brasileiros.
            Segundo o historiador Jaime Pinsky (2013), o gosto pela História tem sido motivado por duas principais razões. A primeira seria o interesse natural que o ser humano carrega desde sempre em conhecer a sua origem, de onde vem suas raízes familiares, étnicas, nacionais e culturais. E a segunda razão se resume na curiosidade em compreender as vivências do homem nos diferentes tempos e lugares do passado, ou seja, como que as comunidades se organizaram política e economicamente, quais eram suas religiões, hábitos culturais, ritos e tecnologias.
            Percebe-se, portanto, que o gosto pela História, pelo conhecimento do passado, e pela curiosidade dos costumes de outrora, nada mais são do que o interesse diante à evolução do homem; de nós mesmos, de nossa família. Sendo assim, a História é o elo entre nós e aqueles nos originaram; aqueles de antigamente, aqueles de Drummond.

Nenhum comentário: