quarta-feira, 25 de abril de 2018

A HISTÓRIA NAS MOEDAS BRASILEIRAS (PARTE II)


ARTIGO PUBLICADO PELA PROFª ESP. KARLA O. ARMANI, EM ABRIL DE 2013, NO JORNAL "O DIÁRIO DE BARRETOS"

            Na semana passada, escrevemos um artigo a respeito das moedas brasileiras atuais, afim de demonstrar como as mesmas destacam sutilmente a História do Brasil. Depois de falar a respeito dos diversos símbolos, que são quase “imperceptíveis” na moeda de 1 real, comentaremos a respeito das demais moedas cujos modelos atuais começaram a circular no Brasil a partir de 1998.
            As moedas de 50, 25, 10 e 5 centavos possuem como principais figuras alguns personagens da história do Brasil que, de alguma maneira, marcaram a trajetória política do país. Além destes, estão grafados determinados símbolos associados a tais personagens e aos respectivos acontecimentos históricos que eles demarcam.
            A moeda de 50 centavos, por exemplo, possuí como figura o “Barão do Rio Branco” (José Maria da Silva Paranhos Júnior), com um mapa do Brasil de fundo. Isto porque em 1904 o Barão do Rio Branco foi o diplomata brasileiro responsável pela negociação da compra do Acre, então pertencente a Bolívia até aquela época.
            O Mar. Deodoro da Fonseca estampa a moeda de 25 centavos (dourada), aliado a uma espécie de “brasão” da República brasileira. Isso porque Deodoro foi o primeiro presidente do Brasil (provisório e ainda não eleito pelos cidadãos, diga-se de passagem). Neste período, foram criados diversos símbolos para fazer referência à República, tais como o brasão da moeda de 25 centavos e a efígie feminina da moeda de 1 real.
            Já a moeda de 10 centavos destaca a figura de Dom Pedro I, em pleno ato de “grito do Ipiranga” montado em seu cavalo e empunhando uma espada. Esta cena emblemática faz referência à independência política do Brasil em 7 de setembro de 1822. Outro símbolo que faz menção a tentativas de independência do Brasil é o conhecido personagem “Tiradentes” (Joaquim José da Silva Xavier), que movimentou a “Inconfidência Mineira”, um dos movimentos nativistas do final do século XVIII. Para simbolizar tal acontecimento, a moeda de 5 centavos (acobreada) revela grafias de uma pomba (liberdade) e o triângulo da bandeira mineira.
            E é assim que as nossas moedas podem revelar personagens, fatos políticos e detalhes da história nacional. Inclusive podem ser referências ao professor de História quando as aulas fazem menção a um destes episódios, símbolos ou figuras. Além disso, as moedas também podem ser objetos de coleção, uma vez que no futuro representarão a visão historiográfica brasileira atual. Que a conservemos, portanto!


Nenhum comentário: