quarta-feira, 25 de abril de 2018

PATRONOS


ARTIGO PUBLICADO PELA PROFª ESP. KARLA O. ARMANI, EM JULHO DE 2013, NO JORNAL "O DIÁRIO DE BARRETOS"


            As instituições públicas de Barretos sempre recebem denominação de patronos que tem ligação com o trabalho desenvolvido em suas áreas específicas de atuação. Os patronos podem ser sugeridos pela comunidade e escolhidos pelo poder público. A intenção é homenagear determinadas personalidades da cidade que no passado fizeram parte de sua história e marcaram seu nome por meio de um bom trabalho.
Semanas atrás, a Prefeitura Municipal de Barretos, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, inaugurou as novas instalações da UBS “Dr. Bartolomeu Venere” no bairro Derby. O patrono do “postinho” foi um importante médico da sociedade barretense na primeira metade do século XX. Algumas informações sobre ele podem ser levantadas em jornais do acervo do Museu “Ruy Menezes”; que deve ser usado pela comunidade e pelas instituições como ferramenta de pesquisa a respeito da história e das personalidades de Barretos.
            No jornal “A Notícia” de 12 de setembro de 1935, na página 1, está registrada uma reportagem sobre o Dr. Bartolomeu M. Venere, que ainda acompanha uma fotografia dele como médico formando. O texto noticia que o médico recém chegado a Barretos acabava de se mudar de Viradouro, mas era natural de Campinas, onde nasceu em 23 de dezembro de 1907. Outras informações importantes a seu respeito eram assim escritas conforme grafia da época: “Formou-se pela Universidade do Rio de Janeiro em 1933, onde foi assistente dos hospitais de Gambôa e Pró-Matri, revelando decidida vocação para o sacerdócio generoso e humanitário”.
            Pelos préstimos de seus serviços como médico é que o Dr. Bartolomeu M. Venere se tornou-se patrono da USB do Derby e também é de certa forma “homenageado” sendo o patrono da cadeira nº 28 da Academia Barretense de Cultura (ABC).
            Seria muito bom que todas as instituições e cidadãos conhecessem a história de seus patronos e a importância dos mesmos à cidade.


Nenhum comentário: