quarta-feira, 25 de abril de 2018

RAINHA ELIZABETH II: 60 ANOS DE COROAÇÃO



  ARTIGO PUBLICADO PELA PROFª ESP. KARLA O. ARMANI, EM JUNHO DE 2013, NO JORNAL "O DIÁRIO DE BARRETOS"

            Elizabeth II é uma das mulheres mais conhecidas no mundo inteiro, tanto na atualidade do século XXI, quanto no decorrer da história europeia do século XX. Hoje, 2 de junho são completados 60 anos de coroação da rainha, então coroada com este título no ano de 1953. Deste modo, iremos conhecer um pouco de sua história, curiosidades de seu reinado e da família real britânica.
            É no mínimo curioso o fato de ainda existir países no mundo que ainda possuem suas figuras monárquicas em evidência. Curioso porque desde o século XVIII, países de regimes monárquicos lutaram pela instauração do regime republicano e democrático. Ao passo que outros países, como é o caso da Inglaterra, em pleno século XXI ainda possui a monarquia; mesmo que do tipo “parlamentar”, na qual quem de fato exerce o poder é o Primeiro Ministro.
            Elizabeth II tornou-se rainha da Inglaterra em 1952, ano da morte de seu pai, o rei George VI. A dinastia que pertence sua família é a Casa Windsor, que possui esta denominação desde o reinado de seu avô George V (1910-1936), seu tio Edward VIII (1936) e seu pai George VI (1936-1952). A coroação de Elizabeth II aconteceu anos após a Segunda Guerra Mundial, em que a Inglaterra, apesar de sofrida com a guerra, saiu vencedora. Em 1947, casou-se com Felipe – Duque de Edimburgo – com que teve 4 filhos: Charles, Ana, Andrew e Edward, oito netos e dois bisnetos.
            A família real britânica ainda assim é mantida, tendo sua matriarca, a Rainha Elizabeth II, 87 anos, destes 60 anos de reinado. É o maior tempo de reinado então exercido na história da Europa. Um reinado que passou por importantes fatos históricos como as independências das colônias africanas e asiáticas, a Guerra das Malvinas; e acontecimentos familiares que tiveram grande repercussão na mídia como a tentativa de assassinato da rainha em 1981, os divórcios na família real, a morte da Princesa Diana e o recente casamento do Príncipe William. Diante tudo isso, podemos perceber o peso de uma tradição monárquica, mesmo no mundo contemporâneo que vivemos.
           

Nenhum comentário: