sábado, 28 de abril de 2018

MUSEU: UMA CRIAÇÃO NECESSÁRIA


ARTIGO PUBLICADO PELA PROFª ESP. KARLA O. ARMANI MEDEIROS, EM 17 DE ABRIL DE 2018, NO JORNAL "O DIÁRIO DE BARRETOS", PÁGINA 2 

“Para os homens que têm administrado Barretos, museu jamais foi assunto de importância. E quanto documento vem se perdendo! Quantas fotos históricas se estragando! Quantos móveis destruídos pela impossibilidade de serem guardados convenientemente” (O Diário, 23/2/1973, p. 2)

Com tais exclamações, o texto publicado no jornal “O Diário” de 1973 tentava alertar aos leitores da grande necessidade da salvaguarda das peças históricas de Barretos. Aliás, mais que isso, o artigo tinha a visível intenção de chamar a atenção dos gestores públicos para que providências fossem tomadas na criação de um espaço que de fato recebesse a história da cidade: um museu municipal.
Foi então que, no ano seguinte, o prefeito Ary Ribeiro de Mendonça assinou o Decreto n. 2882, no qual a criação do museu foi garantida. Somente em 1979, na gestão do prefeito Mélek Geraige, o museu fora inaugurado graças a esforços de pessoas fortes como a Profª Lydia S. Scortecci e o Profº Raul Alves Ferreira. Este último, em 1961, havia fundado o Museu “Ana Rosa” na atual Escola E. “Mário V. Marcondes”, e foi graças a doação do acervo deste museu que foi possível criar e inaugurar o municipal.
Por ora, vê-se que o nosso museu fora criado pela intervenção de pessoas ligadas à Cultura e à Educação. No entanto, é visível também o clamor veiculado pela imprensa, na intenção de preservar todo tipo de peças, documentos, fotografias e artefatos que se perdiam diariamente pela cidade. A reportagem do jornal cita o exemplo da casa do ex-prefeito Antônio Olympio, que ruía junto com seu mobiliário e acervo histórico.
Passados 45 anos da reportagem, nosso museu municipal, então denominado “Museu Ruy Menezes” acaba de ser reinaugurado pela prefeitura. E sobre isso, nós barretenses precisamos comemorar, haja vista que muitos museus do país passam por difíceis situações. Parte do acervo ainda é composta pelos mesmos objetos do Museu Ana Rosa, fato que demonstra a sensibilidade de se manter a originalidade da instituição. Porém, o museu também possui doações novas que estão em exposição, o que mostra o quão a história da cidade é (e deve ser!) (re)construída a cada momento.
Assim, um museu que possui essa rica história de criação, merece ser mantido com respeito as suas tradições e reativado com novos ares. Afinal, o Museu Ruy Menezes tem a feliz missão de nos mostrar que aquilo que é “velho” pode e deve ser tratado como veículo para novos olhares do passado, presente e futuro. Sempre novos olhares.

Link do jornal para citação de fonte: http://www.odiarioonline.com.br/noticia/73384/MUSEU-UMA-CRIACAO-NECESSARIA


Nenhum comentário: