quarta-feira, 25 de abril de 2018

OS TRABALHADORES NA HISTÓRIA (PARTE I)




 ARTIGO PUBLICADO PELA PROFª ESP. KARLA O. ARMANI, EM MAIO DE 2013, NO JORNAL "O DIÁRIO DE BARRETOS"

            Na última quarta-feira foi comemorado o Dia Internacional do Trabalho; uma data muito especial pois integra o calendário anual como o dia de se refletir sobre os trabalhadores, suas lutas, conquistas, superações, resistências e desafios. Ao falar sobre “trabalho” naturalmente nós somos levados a refletir sobre os trabalhadores, e dentro da História os que mais têm tido repercussão nos livros-didáticos são os “operários”.
Vê-se que os operários ganharam espaço na História nos últimos anos (principalmente na historiografia inglesa), uma vez que a historiografia os incorporou como importantes personagens da trajetória humana. Afinal, desde a era industrial até os dias de hoje, eles vêm compondo uma história traçada de muita resistência, lutas sociais e ampliação de seus direitos de vida e de trabalho.
É comum nos livros-didáticos, pelo menos aqui do Brasil, se destacar a presença dos operários em pelo menos quatro momentos da história do século XVIII em diante. O primeiro com o advento da Revolução Industrial na Inglaterra, em que grupos de operários, independentemente da idade ou gênero, trabalhavam dentro das primitivas indústrias em condições precárias; diante de extenuante jornada de trabalho, baixos salários, ambiente escuro e sujo, vigilância e punições. Situação também presente na Segunda Revolução Industrial, a partir de 1870, que seria o segundo momento a tratar dos operários nos livros de História. Em uma situação um pouco melhor, porque os operários já tinham passado por organizações sociais e sindicais ao longo do século XIX, na 2ª Revolução Industrial também se vê resistência e luta dos operários.
Durante os períodos de desenvolvimento do capitalismo industrial, isto é, de enriquecimento dos industriais e depois dos grandes complexos empresariais, os operários sempre aparecem formando núcleos de resistência, organizações sindicais, de modo que os seus direitos sejam conquistados.
Os outros dois momentos em que aparecem os operários nos livros-didáticos de História serão tratados no artigo da próxima semana. Confira!

Nenhum comentário: