sábado, 28 de abril de 2018

HISTÓRIA LOCAL: MEMÓRIA E CIÊNCIA


ARTIGO PUBLICADO PELA PROFª ESP. KARLA O. ARMANI, EM MAIO DE 2015, NO JORNAL "O DIÁRIO DE BARRETOS" 

            São muitas as pessoas que se interessam em estudar e conhecer a história da cidade onde nasceu ou vive com a família. Geralmente, essa “história da cidade” pode ser conhecida por meio de livros, passeios turísticos, roteiros educativos, visitas museológicas e em aulas de História. No entanto, é importante ressaltar a maneira como essa história é escrita, pesquisada e disseminada ao público-alvo; à comunidade.
            O nome oficial e “acadêmico” desta vertente é “História Local”, ou “História Regional” dependendo do enfoque do trabalho. Essa História Local, em poucas palavras, e utilizando as teorias do pensador Michel de Certeau, é uma operação histórica em que se mescla um lugar social, práticas científicas e a escrita. Isto é, para se produzir a História Local, é necessário, além do recorte temporal e espacial, a  metodologia de pesquisa científica através do estudo analítico de fontes históricas, teorias de historiadores e texto com rigor acadêmico. Deste modo,  a História Local, assim tratada, é uma refinada prática da historiografia e da história produzida como ciência.
            Escrever historicamente sobre o “local”, bairros, comunidades, províncias e pequenas regiões, é uma prática existente desde os tempos em que os europeus iniciaram estudos sobre feudos, famílias e conflitos antigos. No Brasil do início do século XX, esse tipo de História era escrito principalmente por intelectuais letrados (advogados e jornalistas), não formados em História. A esses amantes do texto histórico-literário, estudos atuais da ANPUH dão o nome de “amadores” ou “memorialistas”; os quais apesar de não seguirem o rigor científico da História, contribuíram de sobremaneira ao pioneirismo dos estudos sobre o passado e à memória das cidades brasileiras.
            Nos tempos atuais, cada vez mais a História Local é escrita por historiadores que se preocupam não somente com a cientificidade de seus textos, comprovando suas análises e fontes; mas principalmente por estudarem temáticas diversas, grupos anônimos, biografias esquecidas e patrimônios importantes. Assim sendo, a História Local mostra-se como uma produção materializada pela beleza da memória e pelo requinte da ciência.
           
           

Nenhum comentário: