quarta-feira, 25 de abril de 2018

REVOLUÇÃO FRANCESA: INFLUÊNCIAS E CONSEQUÊNCIAS



ARTIGO PUBLICADO PELA PROFª ESP. KARLA O. ARMANI, EM AGOSTO DE 2013, NO JORNAL "O DIÁRIO DE BARRETOS"

            Muitas vezes a história da França se confunde com a própria história do mundo. Isto porque alguns acontecimentos que lá se destacaram, de alguma forma repercutiram em outros lugares do planeta, influenciando movimentos políticos, econômicos e sociais. Desde as primeiras aulas de História, sempre ouvimos falar da famosa “Revolução Francesa”, “Napoleão Bonaparte”, “Iluminismo”, dentre outras coisas; mas nem sempre temos ciência da importância destes feitos e personagens.
            O século XVIII foi muito peculiar à história da França, uma das épocas mais importantes devido às mudanças que repercutiram no fim da época Moderna e início da Contemporaneidade. Foi nesta época que a filosofia iluminista saltou em direção a novos olhares dentro da política e economia, criticando abertamente o sistema absolutista e a economia mercantilista colonial. Esses fatores foram o que contribuíram, em suma, para o desenrolar da Revolução burguesa que durou de 1789 a 1799.
            A Revolução Francesa foi o momento em que se desencadeou uma série de problemas internos que a França vivia naquele momento, em relação a crises econômicas, na agricultura e na própria sociedade. Desde a queda da Bastilha, em 1789, até o final da fase do Diretório, os franceses, sob o domínio da burguesia, vivenciaram momentos de conflitos que culminaram na morte da família real. Este movimento refletiu em outros países, principalmente naqueles que estavam sob o jugo colonial, como o Brasil; haja vista os movimentos da Inconfidência Mineira e da Conjuração Baiana que aconteceram no mesmo período.
            É bem verdade que o antigo Sistema Colonial já estava em decadência desde o século XVII, entretanto, a Revolução Francesa serviu como incentivo ainda maior para o fim dos governos monárquicos e da política mercantil; uma vez que foi através dela que os burgueses conseguiram implantar uma República (que durou pouco tempo). Foi depois da Revolução Francesa (e também da Independência Americana) que os países latinos começaram a lutar por sua independência e pela implantação do sistema republicano e da economia liberal. Pensemos, pois, em sua importância.

Nenhum comentário: