quarta-feira, 25 de abril de 2018

O PRESIDENTE QUE “ENTROU PARA A HISTÓRIA”


ARTIGO PUBLICADO PELA PROFª ESP. KARLA O. ARMANI, EM AGOSTO DE 2013, NO JORNAL "O DIÁRIO DE BARRETOS"


            “Saio da vida para entrar na história...”
            As palavras acima fazem parte de um dos documentos mais conhecidos da História do Brasil: a carta testamento do Presidente Getúlio Dorneles Vargas, morto em 24 de agosto de 1954. Depois de seu suicídio, Vargas conseguiu ficar mais famoso do que quando era presidente, ele realmente alcançou o êxito de “entrar para história”.
            Até os dias de hoje a figura deste ex-presidente é popular, inclusive por parte dos próprios alunos, uma vez que a maioria deles já possui um conhecimento prévio sobre o mesmo. Isto porque as pessoas mais antigas que convivem com estes jovens possuem memórias que são compartilhadas entre família; lembranças que geralmente conduzem à imagem de um presidente popular, “pai dos pobres”, “protetor dos trabalhadores”.
            Tais cunhagens ficaram muito conhecidas por causa de certos feitos do presidente Vargas, que foram notados principalmente em seu governo constitucional (1934-1937) e em seu governo populista (1951-1954). Foi naquele primeiro período que ele criou a Constituição que garantia o voto secreto e universal e as famosas leis trabalhistas. Sendo seu governo da década de 50 o período da criação da Petrobrás, uma das principais instituições de impulso econômico que o país até hoje possui.
            Acontece que, existiram dois períodos ditatoriais que Getúlio governou e que muitas pessoas não se lembram. Foram eles: o governo provisório de 1930 a 1934 - quando foi instaurado um golpe de Estado depondo o presidente eleito, o paulista Julio Prestes, e que estourou a Revolução Constitucionalista; e o Estado-Novo de 1937 a 1945 – em que propôs um projeto político de governo autoritário corporativista, de inspiração fascista, tendo para isso uma polícia política específica e meios de propaganda que cultuavam a imagem do único chefe da nação brasileira.
            É por tantos períodos de governo diferenciados que Vargas “entrou para história”; não como um mito que deve ser cultuado, mas como uma figura que merece ser estudada por sua interessante passagem na história do Brasil, pois foi o presidente da República que por mais tempo governou nosso país.

Nenhum comentário: