quarta-feira, 25 de abril de 2018

DESFILE CÍVICO E FOLCLÓRICO DE BARRETOS




ARTIGO PUBLICADO PELA PROFª ESP. KARLA O. ARMANI, EM AGOSTO DE 2013, NO JORNAL "O DIÁRIO DE BARRETOS"

            Barretos comemorou no início da semana seus 159 anos, e ganhou um presente encantador na véspera de seu aniversário: o Desfile Cívico e Folclórico em homenagem a sua tradição, cultura e história. Era visível a falta que o desfile fazia aos barretenses, e a realidade disso foi vista com a participação do público que lotou a área central onde o desfile passou. Com alguns anos de ausência, o desfile voltou em belo estilo, com o prestígio do público e causando emoção por onde passou.
            A Prefeitura Municipal de Barretos, junto à Secretaria Municipal de Cultura e demais repartições, trabalharam muito para retomar este marco que sempre foi tradicional à cidade de Barretos. O rótulo “tradição” advém do fato de que o desfile de Barretos se iniciou há 70 anos atrás, e durante todo este tempo, com algumas interrupções, foi realizado na cidade sempre com muito brilhantismo e encantamento. Deste modo, era um desafio à administração municipal pesquisar, retomar, divulgar e reviver este passado; entregando-o à população como um verdadeiro presente.
            O desfile foi roteirizado em quatro principais blocos: abertura, história, atualidades e folclore. O primeiro destacou o caráter cívico que é peculiar de todo desfile, com o Tiro de Guerra, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar; além das bandeiras empunhadas pelo Prefeito Municipal e representantes da indústria e pecuária. O bloco de História foi contado pelas crianças da rede municipal de ensino, que destacaram os fundadores da cidade, os patrimônios e as contribuições do imigrantes. O bloco de atualidades teve a intenção de mostrar o presente de desenvolvimento que Barretos vive com sua Cultura, Turismo, Educação, Esporte, Indústria e Comércio, etc. E, para fechar, o bloco do folclore recordou a identidade barretense com a Festa do Peão, a música caipira e a catira. Além de outros grupos culturais como as congadas, companhias de reis e a diversidade dos grupos de Olímpia. Tudo isso, regado por muita música de quatro bandas marciais, e demais grupos musicais.
            E foi assim que o desfile saiu pontual, colorido, animado e encantador. Foi lindo ver a Rua 18 lotada, saudando a iniciativa do Prefeito. O coração bateu forte e os olhos dos barretenses se mostravam demasiadamente emocionados. Parabéns Barretos!

Nenhum comentário: