sábado, 28 de abril de 2018

Planalto x Congresso: e quem paga?


ARTIGO PUBLICADO PELA PROFª ESP. KARLA O. ARMANI, EM  SETEMBRO DE 2015, NO JORNAL "O DIÁRIO DE BARRETOS" 

            Este é um texto de opinião e indignação. Sobretudo, de desabafo. 
Nos últimos tempos, o assunto da “crise econômica” no Brasil e o aumento de impostos está sempre em pauta. Que o Brasil está passando por uma crise, obviamente motivada por fatores iniciados há anos, e que o atual governo federal precisa fazer algo para saná-la, é fato. Os brasileiros já estavam esperando que o “sanar” da crise fosse corte de gastos de governo e aumento de impostos; fatores que são diretamente ligados a vida de cada um de nós. Porém, existe um outro problema e que muitas vezes nos passa despercebido: a crise política entre o atual governo do Planalto e o Congresso Nacional.
            Nesta semana, a presidência anunciou a proposta de retomada do imposto sob transações financeiras, para sanar parte da crise e mover dinheiro para a previdência. No entanto, tal medida deve ainda ser aprovada pelo Congresso Nacional. Acontece que, para aprová-la, foi divulgado em mídias jornalísticas que o Executivo chegaria a propor o aumento da alíquota de tal imposto afim de que uma parte fosse destinada aos estados, na intenção de que os governadores apoiassem tal aprovação e ajudassem a “convencer” o Congresso. Ou seja, o aumento da alíquota seria mais para conseguir aprovação dos deputados e senadores do que para a crise em si. Dentro desta atitude, fica a pergunta: o Planalto e o Congresso não se entendem e quem é que paga por isso? Os brasileiros! Aqueles que bem ou mal poderão ter o imposto maior devido a pura politicagem.          
            O que os políticos brasileiros precisam entender é que eles representam em primeira instância o povo (quem os elegem), e não o seu partido. Eles precisam ou não aprovar o aumento dos impostos se for bom ou não para a economia brasileira, e o Planalto precisa propor medidas reais e não pensando em reação da oposição. Aos que lá estão, sempre a resposta é a mesma: “política funciona assim mesmo”, “para conseguir aprovação é necessário barganhar”. Frases que mostram como o atual pensamento político brasileiro é muito mais voltado ao partidarismo do que ao povo em si. Lastimável.
            A crise entre Planalto e Congresso existe, e pior que ela é a divulgação de notícias como a “barganha política” sendo lançada normalmente, como se fosse natural o Congresso depender do apoio dos governadores e o Executivo aumentar alíquotas de impostos somente por isso. Bom senso e a velha política do bem comum, e não partidária, é que está faltando ao nosso Executivo e Legislativo. Executem e legislem, literalmente!

Nenhum comentário: