sábado, 28 de abril de 2018

NOVELA, LITERATURA E HISTÓRIA


ARTIGO PUBLICADO PELA PROFª ESP. KARLA O. ARMANI, EM  AGOSTO DE 2015, NO JORNAL "O DIÁRIO DE BARRETOS" 

            Ler uma obra de literatura é algo fascinante, pois leva qualquer leitor à imaginação dos cenários, dos personagens e do desenrolar da estória. Quando essa literatura pode ser contada visualmente, ou seja, por meio das novelas, a estória pode se tornar “mais acessível” para algumas pessoas (visto que outras ainda preferem a solta imaginação dos livros). Deste modo, as novelas além de perpassarem o universo do visual, da fotografia e da dramaturgia, têm ainda a característica de origem da literatura, da escrita, do roteiro. E quando a novela e sua trama possuem temáticas da História? Neste caso, o vídeo e a literatura ganham novos companheiros: o passado, a memória, a cultura e a identidade.
            Como a História é uma ciência que se dedica em pesquisar metodicamente recortes temporais e problemáticas da ação humana, ela é compromissada com as fontes e seus pesquisadores e tenta se dedicar ao mais próximo do “real” possível. Tais características a diferem e muito das novelas, uma vez que estas fazem parte do mundo imaginário, de um espaço em que a ficção, o irreal, o possível e o impossível podem caminhar juntos afim de proporcionar os diversos sentimentos ao público.
Desta maneira, muitos críticos tecem comentários negativos a respeito das novelas que utilizam da História como tema para a trama. No entanto, o assunto pode ser visto de ângulos diferentes. Algumas novelas e obras literárias fazem questão de assumirem-se como verdadeiros contos históricos, como se de fato estivessem contando de maneira real e consolidada fatos e temas da História. Tal posição é muito perigosa, pois assume riscos de exibir cenas errôneas, de forçar a ficção e romances a serem históricos e reais. Por outro lado, algumas novelas fazem questão de ilustrar que a trama nada possui de compromisso com a realidade histórica, e sim somente usam da História como cenário e fotografia. O que não anula a possibilidade de certas novelas se aproximarem bastante de aspectos reais da História, como a obra de Jorge Amado “Gabriela”.
Exemplos disso foram as duas últimas novelas brasileiras premiadas pelo “Emmy Internacional” nos anos de 2013 e 2014: “Lado a Lado” e “Joia Rara”. Ambas com temáticas históricas, com alguns vestígios de realidade, foram as escolhidas no mundo como as melhores novelas daquele ano. Fato que demonstra como o público internacional enxerga na “temática histórica” um bom cenário para a teledramaturgia. Cenário.

Nenhum comentário: