quarta-feira, 25 de abril de 2018

OS TRABALHADORES NA HISTÓRIA (PARTE II)


  ARTIGO PUBLICADO PELA PROFª ESP. KARLA O. ARMANI, EM MAIO DE 2013, NO JORNAL "O DIÁRIO DE BARRETOS"

Na semana passada, escrevemos um artigo falando a respeito dos trabalhadores por conta da comemoração do Dia Internacional do Trabalho, 1º de maio. Foi demonstrado que dentre as categorias do trabalhadores, os “operários” ganharam espaço nos livros-didáticos de História, por conta de suas lutas, resistências e conquistas dentro do mundo do trabalho desde a era industrial.
Neste ínterim, dissemos que os operários são comumente citados nos livros de História em pelo menos quatro momentos desde o século XIX. Depois de destacado os dois primeiros momentos – a saber Primeira e Segunda Revolução Industrial – partiremos então para os outros dois.
O terceiro momento que os livros falam sobre os operários é a partir da publicação de o “Manifesto Comunista” de Karl Marx, 1848, em que pela primeira vez é exposta a ideia de consciência de classe por parte dos operários e a superação da exploração e tomada de poder pela Revolução Socialista. Foi a partir desta publicação, que ondas de trabalhadores começaram a se organizar, principalmente na França, Inglaterra e Alemanha, e inclusive chegaram a tomar o poder; como ocorreu na Comuna de Paris em 1871.
O outro momento em que são estudados os operários é no Brasil, na época da transição da economia cafeeira para a industrial. Foi a partir deste período, em que muitos imigrantes italianos, portugueses, alemães e espanhóis emigraram de seus países rumo ao Brasil, e alguns deles tornaram-se operários. Como vieram da Europa, muitos já trabalhadores em fábricas e munidos dos ideais socialistas, comunistas e anarquistas, foram eles os responsáveis pelos primeiros movimentos grevistas no Brasil do século XX; em especial a Greve Geral de 1917 na Fábrica Crespi de São Paulo.
            Por fim, os operários, assim como outras categorias de trabalhadores, por conta de suas expressividades (resistência, organização e lutas) ao longo do tempo, se fazem presente na História, no presente, nos livros e nas comemorações como foi o 1º de maio.


Nenhum comentário: