quarta-feira, 25 de abril de 2018

A CULTURA NO FACEBOOK


ARTIGO PUBLICADO PELA PROFª ESP. KARLA O. ARMANI, EM JULHO DE 2013, NO JORNAL "O DIÁRIO DE BARRETOS"

            O facebook tem se mostrado a rede social mais procurada e vivenciada pela população brasileira atualmente. Independente da faixa etária, classe social, crenças e partidarismos, as pessoas criam seus perfis e já começam a postar frases, comentários, textos, imagens e compartilhá-los na rede da internet. É assim que as coisas funcionam no mundo de hoje, que mais parece virtual do que real. Trabalho, eventos, paqueras e até protestos são assuntos que circulam na “linha do tempo” de seus navegadores.
            E é claro que a “cultura” não podia ficar de fora disso. Se tantos assuntos podem fazer parte do cotidiano virtual das pessoas, a “Cultura” e todas suas linguagens também aproveitarão deste meio de circulação para adentrar o universo diário dos perfis. Não só em divulgar eventos, mas pensando num meio de reflexão, acesso à informação, construção de conhecimento e novos olhares, a Cultura veio neste novo mundo para ficar.
            Pensando assim, a Secretaria Municipal de Cultura de Barretos criou dentro de sua página do facebook alguns projetos para levar à população barretense as informações de sua história e cultura. Todos os dias, a página da Secretaria de Cultura divulga trechos de obras literárias que fazem menção a aspectos históricos e culturais da cidade. A ideia é levar um pouco da história e cultura de Barretos aos seus cidadãos, na intenção de despertar interesse tanto a respeito da nossa identidade e do nosso passado, quanto no perfil do livro e de seu autor.
Publicando estes trechos de prosas e versos, as pessoas podem se interessar pelo livro e seu autor e ir procurá-los na Biblioteca Municipal “Affono d’E. Taunay”, que apresenta um acervo rico e que deve ser utilizado pela população. Além disso, as publicações geralmente vêm acompanhadas de imagens que estão relacionadas aos personagens ou a lugares históricos da cidade. Estas imagens são pertencentes ao acervo do Museu Histórico, Artístico e Folclórico “Ruy Menezes”; outro importante órgão da Secretaria de Cultura que merece ser destacado e valorizado pelos cidadãos.
E é desta forma que a Cultura utiliza da rede social como ponte aos cidadãos navegadores!

Nenhum comentário: